ATELIÊ FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM ESPIRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5441

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Práticas de formação, Narrativas de profissionais de educação, Ateliê biográfico

Resumo

Este estudo ancora-se em uma pesquisa-formação, cujo objetivo foi investigar o desenrolar dos processos de formação que se pautam em narrativas produzidas a partir da elaboração de espirais de formação. Para tanto, explora-se inicialmente a noção de formação em perspectiva biográfica; apresenta-se a metáfora da espiral; discutem-se três movimentos, circundação, amplificação e reconstelação, que deram sustentação à elaboração e à análise das narrativas; e, por fim, analisam-se as narrativas e as espirais produzidas no contexto do ateliê. Observou-se que os participantes da pesquisa, ao elaborarem as suas histórias de formação e representá-las por meio de uma espiral, descobriram o quanto foram impactados pelas experiências vividas e que, ao ressignificá-las em parceria com os outros participantes, mostraram estar mais atentos ao lugar que ocupam na profissão e na vida dos outros com quem convivem, sejam eles familiares, amigos ou alunos.

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Biografia do Autor

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pós- Doutorado na Universidade de Barcelona (2008). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) entre 2006 e 2018. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) . Líder do Grupo de Pesquisa, Narrativas, aprendizagens e formações (NARRAR, UNICID- CNPq). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq. Sócia da ANPED e parecerista do GT8- Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre os eixos: narrativas (auto) biográficas, enquanto dispositivo de pesquisa e formação; processos de construção de subjetividade de atores educacionais; práticas de formação e narrativas infantis. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). 

Cristiane Nobre Nunes, Faculdade Qualittas

Doutora em Educação pela da Universidade Cidade de São Paulo, UNICID (2023), Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2014), Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1994), pós-graduada em Educação e Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo FGV/SP(2014),Pós Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo, UNICID (2021). Especialista em Atos Regulatórios - INEP/MEC . Consultora Educacional da Faculdade Qualittas.

Ivanice Nogueira de Carvalho Gonçalves, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutoranda em Educação pela UNICID - Universidade Cidade de São Paulo. Mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2015), graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2003) e Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba (2000) e pós-graduada em Literatura pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2006). Desde 2014, atua como Orientadora de Escola da Educação Infantil na Prefeitura de São José dos Campos, São Paulo. Possui experiência em: Gestão pedagógica e educacional; Formação docente; Projeto Político Pedagógico, currículos educacionais, processos de ensino e aprendizagem; Letramento e alfabetização; 

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Cunico Furlanetto, E., Nunes, C. N. ., & Gonçalves, I. N. de C. . (2024). ATELIÊ FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM ESPIRAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–21. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5441

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