PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FAMÍLIAS, CRIANÇAS E JOVENS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4982

Palavras-chave:

Educação Especial, Intervenção Educativa, Metecontigência

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral verificar se uma proposta de intervenção educativa com famílias foi suficiente para garantir a aprendizagem de comportamentos específicos com crianças/jovens com TEA e/ou DI. O estudo teve como objetivo específico verificar se uma intervenção educativa breve com duração de sete semanas, aplicada por universitários em formação inicial, foi suficiente para modificar a percepção da família, em relação ao desenvolvimento da criança/jovem. Participaram 9 famílias, 11 crianças/jovens e 10 universitários em formação inicial. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada com a família para derivar os objetivos de ensino que foram aplicados durante a intervenção. Foi realizada a caracterização da família, reaplicação da entrevista ao final da intervenção (a fim de comparar a percepção da família em relação ao desenvolvimento da criança e jovem) e questionário de validade social, realizado com a família, criança e jovem. Os dados mostraram satisfação dos participantes, além de comprovar a importância do estudo com práticas baseadas em evidências na formação inicial de professoras. A intervenção educativa breve, estruturada em sete semanas, modificou a percepção da família em relação ao desenvolvimento das crianças e jovens.  O estudo gerou reflexão sobre a Educação Especial enquanto componente curricular na formação inicial de professoras e, mais especificamente, operacionalizou práticas de ensino com as famílias nesse contexto.

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Biografia do Autor

Nivea Regina Marsura, Universidade Federal do ABC

Mestranda Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André – São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. dos Estados, 5001 - Bangu, Santo André - SP, 09210. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2002-3034.  E-mail: nivea.marsura@ufabc.edu.br

Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Adjunta A - Nível 1 na Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. dos Estados, 5001 - Bangu, Santo André – SP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3501.  E-mail: priscila.benitez@ufabc.edu.br

Marta Gracia Garcia, Universitat de Barcelona

Doutora em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Professora titular de Psicologia na Universitat de Barcelona, Catalunha, Espanha. Endereço para correspondência: Passeig de la vall d’Hebrón, 171, Barcelona 08037., Espanha. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1280.  E-mail: mgraciag@ub.edu

Camila Domeniconi, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Adjunta A - Nível 1 na Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. dos Estados, 5001 - Bangu, Santo André – SP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3501.  E-mail: priscila.benitez@ufabc.edu.br

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Marsura, N. R., Benitez, P., Gracia Garcia, M., & Domeniconi, C. (2024). PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FAMÍLIAS, CRIANÇAS E JOVENS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4982

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