LA DEPENDENCIA EN LA MOVILIDAD INTERNACIONAL DE LOS ESTUDIANTES LATINOAMERICANOS: UNA MIRADA CRÍTICA A ECUADOR Y BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4401

Palavras-chave:

dependência, educação internacional, Brasil, Equador, Ciências sem Fronteiras

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o patrocínio doméstico da mobilidade internacional, utilizando uma abordagem teórica marxista brasileira da dependência. Com este intuito, estabelece-se uma conexão com o Equador, relacionando a educação terciária como elemento central da análise e a absorção dos estudantes que, após o término do financiamento, decidem retornar ao país de origem ou permanecer no país de estudos. A aproximação entre os dois países é relevante, pois tanto o Brasil quanto o Equador encerraram seus programas de incentivo à mobilidade internacional, que haviam sido estabelecidos durante o ciclo progressista latino-americano, como os programas Ciências Sem Fronteiras no Brasil (CsF) e Escuelas del Milenio no Equador (UME). Utilizando entrevistas semiestruturadas, são analisadas duas trajetórias de estudantes que foram bolsistas do programa de mobilidade CsF, juntamente com o caso de um estudante participante do programa equatoriano Unidades Educacionais do Milênio (UME). As trajetórias dos bolsistas são reinterpretadas considerando as implicações do retorno ao país de origem após terem acesso à educação internacional patrocinada pelo governo. Essas experiências influenciaram suas oportunidades no mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional, e afetaram suas decisões de retornar ou permanecer no exterior, em um contexto em que há valorização da experiência internacional e precarização dos recém-formados. Como conclusão, destaca-se que uma crítica marxista da dependência pode ser um método teórico de análise importante para interpretar a especialização da mão de obra por meio da educação internacional, indicando que mesmo uma agenda política aparentemente bem-intencionada pode contribuir para a reprodução da subalternidade dos estudantes e do país.

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Biografia do Autor

Annelise da Silva Canavarro, Universidade de Lausanne

Cientista política pela Universidade Livre de Berlim. Mestrado em Antropologia e Sociologia do Desenvolvimento pelo Geneva Graduate Institute e doutorado em Ciências Sociais pelo Centro em Estudos de Gênero da Universidade de Lausanne. Atualmente é membro do grupo Globalização, Raça e Alteridades dentro e além da Universidade (GRAU) da Sociedade Suiça em Estudos de Gênero e bolsista Early-Career pela Universidade de St. Gallen no desenvolvimento de um projeto de pós-doutorado sobre a precariedade acadêmica no Brasil.  

Elaine Cristina Silva dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia pelo Programa Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI do Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra, Portugal. Mestrado em Energia pela Universidade Federal do ABC. Graduada em Geografia pela Universidade Metropolitana de Santos (2008) e bacharel em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Atualmente, é pós-doutoranda do Instituto de Estudos Avançados da Universidade São Paulo (USP). 

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

da Silva Canavarro, A., & Santos, E. C. S. dos. (2023). LA DEPENDENCIA EN LA MOVILIDAD INTERNACIONAL DE LOS ESTUDIANTES LATINOAMERICANOS: UNA MIRADA CRÍTICA A ECUADOR Y BRASIL. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 392–417. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4401

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