POLÍTICA EDUCACIONAL E ENSINO MÉDIO PÚBLICO: MATERIAL DIDÁTICO DO SETOR PRIVADO EM MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4379

Palavras-chave:

Ensino Médio, Material didático, Vestibular, Mato Grosso

Resumo

Neste texto, promove-se uma discussão sobre o Ensino Médio público, a partir da análise do material didático produzido pelo setor privado direcionado à etapa, no estado de Mato Grosso, na temática História do Brasil. Debate-se a guinada neoliberal na Educação e sua influência na política educacional. Ademais, a discussão sobre currículo permeia este texto, o qual congrega uma potência de poder à medida que  seleciona e organiza os conteúdos a serem comunicados nos componentes curriculares. Ele pode criar/reforçar determinadas imagens a respeito de eventos e povos, impactando culturalmente. Assim, é realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que mobiliza a Análise Textual Discursiva para análise dos aspectos do material didático voltado para o 3° ano, produzido pelo Sistema Maxi de Ensino: (a) no modo de apresentação, autoria e abordagem do conteúdo; (b) nas atividades propostas. Conclui-se que o material apresenta hipertextos e imagens que complementam a narrativa histórica empreendida, apresenta atividades discursivas e de múltipla escolha com base em exames vestibulares. Há, inclusive, uma parte intitulada Mais Enem, o que evidencia o foco no exame, hoje considerado um grande vestibular nacional. O material didático a circular nas escolas públicas de Ensino Médio, quanto à História brasileira, merece projetos de currículo cuja perspectiva seja crítica e não reforçadora da visão do colonizador e que considere a especificidade da educação pública, que transcende o vestibular.

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Biografia do Autor

Alessandra Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Eveline Ferreira de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Santos, A. F. dos, Moraes, E. F. de, & Casagrande, A. L. (2024). POLÍTICA EDUCACIONAL E ENSINO MÉDIO PÚBLICO: MATERIAL DIDÁTICO DO SETOR PRIVADO EM MATO GROSSO . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4379

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