AGENDA 2030-ONU COMO ATO DE LINGUAGEM NEOLIBERAL: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4165

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Desigualdade social, Agenda 2030-ONU, Educação de Qualidade

Resumo

O objetivo do estudo foi apresentar aspectos indiciários de que a Agenda 2030-ONU principalmente em seu Objetivo 4, que trata da Educação de Qualidade, está envolvida em valores e princípios neoliberais. É uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, que fez uso da análise de discurso sobre o corpus, destacando-se a análise do conceito de qualidade como um dos objetivos da Agenda 2030-ONU. No artigo se trabalhou a partir das contribuições de Bauman (2015), com suas colocações sobre as desigualdades sociais e Bourdieu (1998, 2001), e os efeitos negativos relacionados à ofensiva neoliberal. Cita-se ainda, entre outros autores, Silva (2015, 2020) e Charlot (2013) no que se refere a uma melhor compreensão dos do neoliberalismo na educação pública, que tem em comum a discussão do conceito de qualidade na educação, enquanto o primeiro refere a qualidade total como neoliberal, o segundo altermundialista apresenta o conceito de qualidade não necessariamente neoliberalista. Baseando-se na fundamentação e posterior discussão, concluiu-se que o conceito de Educação de Qualidade contido na Agenda 2030-ONU é de natureza neoliberal, pretendendo formar empreendedores individuais ao enfatizar a matemática, engenharia e o conhecimento aplicado, incitando a concorrência e mais desigualdade entre as pessoas.

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Biografia do Autor

Marcelo Manoel Sousa, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais. Universidade Feevale (FEEVALE). Pedagogo na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: mmsponto@gmail.com.

Saraí Patricia Schmidt, Universidade Feevale

Jornalista com Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação na linha dos Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Coordena o grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura com diretório no CNPq e é co-fundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. Atualmente contemplada CNPq Universal (2021) e Fapergs Pesquisador Gaúcho (2021). Coordenadora do Convênio Educação Antidiscriminatória por meio da parceria da Universidade Feevale e a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (2021- 2024). Desenvolve pesquisas sobre os temas mídia, educação, infâncias e discriminação na orientação de teses, dissertações, monografias e iniciação científica. Coordenadora do Comitê Científico (2018-2019/ 2020-2021 ) do GT Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sendo coordenadora do GT (2016-2017) e vice-coordenadora (2014-2015). Atualmente integra o projeto de extensão Cidade Vida: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Sousa, M. M., & Schmidt, S. P. (2023). AGENDA 2030-ONU COMO ATO DE LINGUAGEM NEOLIBERAL: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DESIGUALDADES SOCIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 326–348. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4165

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