LETRAMENTO CRÍTICO E EXERCÍCIO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3813

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Compreensão Leitora, Letramento Crítico, Metodologia da Problematização.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a problematização como principal estratégia para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora no processo de ensino-aprendizagem de línguas, com o intuito de auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza bibliográfica. A discussão se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento Crítico e na Metodologia da Problematização. As conclusões apontam o exercício da problematização, face às possíveis leituras, como uma estratégia para desenvolver a habilidade leitora, por meio de um processo que pode potencializar o desenvolvimento da capacidade crítica, interpretativa, intelectual, cultural, reflexiva e ética dos estudantes, a compreensão das eventuais semelhanças e diferenças na produção de significação, bem como o engajamento em prol da transformação da sociedade e a si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística. Professora titular, do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. Líder do Grupo de pesquisa Elatec: Ensino de Línguas Adicionais mediado por Tecnologias.

Referências

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BARBOSA, M. M. F.; COSTA, J. R. S.; BRUN, M. Competência comunicativa e letramento crítico: formação de professores de língua estrangeira para a cidadania e inclusão social. A Cor Das Letras, v. 18, n. 3, p. 54–66, 2018. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2082. Acesso em: 12 nov. 2022.

BERBEL, N. A. N. A Metodologia da problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina: Cio Soe./Hum., Londrina, v. 17, Ed. Especial, p.7-17, 1996.

BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização em três versões no contexto da didática e da formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 35, p. 101-118, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189123706006.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: documento de caráter mandatório que orienta a formulação dos currículos escolares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CARBONIERI, D. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.

CASSANY, D.; CASTELLÀ, J. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, 2010. Disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21187/Cassany_PERSPECTIVA_28_2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 nov. 2022.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

DICKEL, A. La enseñanza de la gramática en la escuela: lo que piensan, cómo la abordan y qué proponen las investigaciones brasileñas. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Vol. 5, n. 2, p. 1-24, 2012. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Bellaterra/article/view/253367/340133. Acesso em: 10 nov. 2022.

DUBOC, A. P. M. A avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta. In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize (Orgs.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: novos sentidos para sala de aula de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2016, 57-80.

FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância. São Paulo, Editora Unesp, 2005.

GOUNARI, P. Devolviéndole lo crítico al lenguaje: una agenda crítica en la pedagogía de los idiomas. Revista Educación y Pedagogía, v.20, n. 51, p. 51–64, 2008. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9896. Acesso em: 10 nov. 2022.

GOMES, R.; MACHADO, M. do C. B. Letramento crí¬tico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio. Diálogo das Letras, v. 9, p. e02013, 2020. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2241. Acesso em: 11 dez. 2022.

GREGORY, A.; CAHILL, M. A. Constructing critical literacy: self-reflexive ways for curriculum and pedagogy. Critical literacy: theories and practices, v. 3, n. 2, p. 6-16, 2009. Disponível em: https://scholarworks.boisestate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1061&context=literacy_facpubs. Acesso em: 10 nov. 2022.

JORDÃO, C. M. No tabuleiro da professora tem...Letramento Crítico? In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Orgs.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

KLENNER, S.; SANDRETTO, S. Planting Seeds: Embedding critical literacy into your classroom programme. New Zealand: NZCER Press, 2011.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. (Orgs.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, p. 279-303, 2011a.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significado. In: MACIEL, Ruberval Franco; ARAÚJO, Vanessa de Assis (Org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, p. 128-140, 2011b.

MONTE MÓR, W. Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: expanding views. In: GONÇALVES, G. R.; ALMEIDA, S. R. G.; PAIVA, V. L. M. O.;

RODRIGUES-JUNIOR, A. S. (Orgs.). New challenges in language and literature. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009, p. 177-189.

MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre as práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: UFSC/PPGECT, 2010.

PARDO, F. S. Decolonialidade e ensino de línguas: perspectivas e desafios para a construção do conhecimento corporificado. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 8, n. 3, p. 200-221, 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1422/981. Acesso em: 10 nov. 2022.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics. In: DAVIS, Alan; ELDER, Catherine (Eds.). The handbook of Applied Linguistics. Oxford: Blackweel, 2004.

PRIEGO, J. Á. P.; COUTO, A. A. Informação, discurso e poder nas mídias: uma proposta didática de leitura crítica em língua estrangeira. CLARABOIA, Jacarezinho/PR, n.15, p. 51-68, 2021. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/322513582.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

SARDINHA, P. M. M. Letramento crítico: uma abordagem crítico-social dos textos. Linguagens & Cidadania, v. 20, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/32421. Acesso em: 10 nov. 2022.

SILVA, F. M. Letramento crítico e o ensino de língua inglesa: fomentando o senso crítico e a cidadania nas aulas de leitura. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 48–66, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/37807. Acesso em: 11 fev. 2022.

TAKAKI, N. H. Contribuições de teorias recentes de Letramentos Críticos para inglês instrumental. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 04, p. 971-996, 2012. https://doi.org/10.1590/S1984-63982012000400015. Acesso em: 10 nov. 2022.

THEWES, J. D. L.; STEYER, D.; F., C. A. Reflexões sobre letramento crítico nas aulas de língua estrangeira a partir de perspectiva trazida pela base nacional comum curricular. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 22 -N. 1, p. 188-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19292/12731. Acesso em: 10 nov. 2022.

TILIO, R. Repensando a abordagem comunicativa: multiletramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (Orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: entre discursos e práticas. São Paulo: Pontes Editores, 2015, p. 51-68.

TRANFIELD, D.; DEYER, D.; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, v.14, n.3, p.207-202, 2003.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Weirich da Silva Coelho, I. M. (2023). LETRAMENTO CRÍTICO E EXERCÍCIO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE LÍNGUAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–28. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3813

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.