TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL E O AUTISMO: O QUE TECEM OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3660

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Transtorno do Espectro Autista, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mapeamento

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais, principalmente na área da Educação, visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para a Educação Especial, esse instrumento vem ao encontro de contextualizar assuntos que podem ser explorados de formas alternativas; principalmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, este artigo tem por objetivo investigar acerca das tecnologias digitais que vêm sendo utilizadas em um contexto educacional com autistas. Os encaminhamentos metodológicos utilizados foram um mapeando sistemático sobre o uso das tecnologias para alunos autistas nos programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultados verificou-se a baixa incidência de pesquisas sobre a temática nos programas pesquisados, sugerindo uma robusta indicação de ampliação das pesquisas, visto as diversas possibilidades que podem ser articuladas para a educação pública por meio de tecnologias com estudantes com autismo.

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Biografia do Autor

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio. Mestre em Educação - UEM, Doutor em Informática - PUCPR; Pós-doutorando em Educação - UNIVALI. Editor da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE.

Adriana Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Engenharia de Produção - UFSC; Doutora em Educação - UNIVALI.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Coelho Neto, J., & Alves, A. (2022). TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL E O AUTISMO: O QUE TECEM OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO?. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 559–578. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3660

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