INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2987Palavras-chave:
Innovación pedagógica, formação de professores, Professores de pedagogiaResumo
A temática sobre inovação pedagógica tem sido abordada ao longo do século XX, e mais enfaticamente na atualidade. Na discussão sobre a prática pedagógica, envolvendo a inovação, e a própria formação dos professores, este estudo tem o objetivo de descrever as concepções de professores de Pedagogia sobre inovação pedagógica. Para tanto foi realizada pesquisa de caráter quantitativo, utilizando questionário com 57 perguntas abertas e fechadas abordando a temática em questão, além de informações sociodemográficas. Participaram do estudo, 205 professores de cursos de Pedagogia distribuídos por todas as regiões do país, sendo estabelecida amostra por conveniência. A aplicação ocorreu de forma remota, por meio do Google Forms. Os resultados revelam que na maioria dos respondentes, são do sexo feminino, casados, com idade entre 36 e 40 anos e atuando em uma ou duas IES. Dados que vão ao encontro das estatísticas apresentadas pelo INEP. Os professores de Pedagogia, participantes desse estudo, concebem inovação pedagógica como rica, ativa, criativa, embora trabalhosa. Entendem que a criatividade, a curiosidade e saber trabalhar em equipe, são qualidades essenciais de um professor inovador. Para eles, a inovação pedagógica depende, principalmente, de aulas bem preparadas, formação docente específica e recursos tecnológicos.
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