“VOCÊ QUE LUTE!”: A RECONSTRUÇÃO DO DISCURSO MIDIÁTICO POR JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2963

Palavras-chave:

mídia, pandemia, meritocracia, acesso à educação superior

Resumo

Temos como propósito compreender a construção e a reconstrução de discursos midiáticos por estudantes de escola pública sobre os estudos de vestibulandos no contexto da pandemia da covid-19 e analisar como o acesso de jovens da classe trabalhadora em cursos de alta seletividade social na universidade pública é divulgado na mídia. Utilizamos o modelo Codificação e Decodificação, de Stuart Hall (1973; 1980), e entrevistamos 13 estudantes do Distrito Federal. Entre as conclusões, refletimos que as mídias valorizam o mérito individual, inclusive em tempos de pandemia, enquanto silenciam as políticas públicas de acesso à educação superior. Conclui-se que a maioria dos jovens, ao reconstruir as notícias, mantém a lógica hegemônica e dominante.

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Biografia do Autor

Júlia Mello Schnorr, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação (UnB). Mestra em Comunicação Midiática (UFSM). Licenciada e Bacharel em História (UFSM). Professora de História na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Email: juliaschnorr@gmail.com.

Carlos Lopes, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia (PUCSP). Mestre em Educação (UCB). Pedagogo (UFPI). Professor Associado da Universidade de Brasília. Email: carloslopes@unb.br

 

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Schnorr, J. M., & Lopes, C. . (2023). “VOCÊ QUE LUTE!”: A RECONSTRUÇÃO DO DISCURSO MIDIÁTICO POR JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 66–95. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2963

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