ENTRE VIVÊNCIAS E SOBREVIVÊNCIAS: A QUALIDADE DE VIDA DOS FORMANDOS EM PSICOLOGIA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO (2020-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2899

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Graduação em Psicologia. Pandemia. COVID-19.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade de vida dos formandos de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior particular de Sobral/CE durante o período pandêmico de COVID-19 (2020-2021). Não só analisar sua qualidade de vida, como também explorar as formas que eles utilizaram ou não utilizaram para cuidar de si próprios durante esse período, e averiguar a relação desses alunos com a própria instituição de ensino deles. Para tal, foram usados um questionário sociodemográfico e uma entrevista construída a partir da escala de qualidade de vida WHOQOLBREF da Organização Mundial de Saúde. Os dados foram analisados a partir da metodologia de análise temática dialógica, de modo que a qualidade de vida e seus respectivos domínios (físico, psicológico, social e ambiental) serviram de tema e subtemas sendo analisados a partir dos materiais teóricos coletados. Obtivemos então o resultado de que os participantes foram afetados em qualidade de vida no que diz respeito a qualidade de sono, alimentação e também tiveram uma fragilização em algumas relações sociais. Porém também percebemos a espiritualidade, e as próprias relações sociais como fatores protetivos durante o período da pandemia. Logo conclui-se que a qualidade de vida é um tema amplo, e que foi afetado de distintas formas durante o período da pandemia, tanto de forma negativa como positiva, o que destaca a importância de mais estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Umbelino Gonçalves Neto, Faculdade Luciano Feijão

Doutor em Psicologia (2019) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Mestre em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Psicologia, em 2013, pela Universidade Federal do Ceará e graduado em Letras (Português e Literaturas Vernáculas) em 2007 por essa mesma Universidade.
Docente na Faculdade Luciano Feijão - Sobral/CE.
Psicoterapeuta e supervisor em Psicologia Clínica, atua com Terapias Comportamentais Contextuais (FAP e ACT).

Thiago Trévia Menezes Queiroz, Faculdade Luciano Feijão

Graduando em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisador no Programa de Iniciação Científica desta IES.

Raimundo Ribeiro Machado, Faculdade Luciano Feijão

Graduando em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisador no Programa de Iniciação Científica desta IES.

Francisco das Chagas Souza de Aguiar Junior, Faculdade Luciano Feijão

Graduando em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisador no Programa de Iniciação Científica desta IES.

Jéssica Aguiar Silva Ribeiro, Faculdade Luciano Feijão

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão, pesquisadora no Programa de Iniciação Científica desta IES.

 

Referências

ALVES, L. S.; PACHECO, J. S. Biosegurança: fator determinante nas unidades de atendimento à saúde. Revista Fluminense de Extensão Universitária, v. 5, n. 1, p. 33-40, 2015. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/view/564

AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52-62, 2020. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62

ASSIS, A. D. de; OLIVEIRA, A. G. B. de. Vida universitária e saúde mental: atendimento às demandas de saúde e saúde mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, v. 2, n. 4-5, p. 163-182, 2010. Disponível em: http://stat.necat.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1113

BARBOSA, F. D.; LAURENTI, M. A.; SILVA, M. M. Significados do estágio em psicologia clínica: percepções do aluno. Encontro: Revista de Psicologia, v. 16, n. 25, p. 31-53, 2013. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/renc/article/view/2430

BARROS, M. B. de A. et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. 427, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400018

BETTONI, L. C.; OTTAVIANI, A. C.; ORLANDI, F. S. Associação entre o autocuidado e a qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 19, 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v19.27442

CASTRO, A. K. dos S. S. de; TEIXEIRA, M. A. P. A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa. Psicologia em Estudo, v. 18, n. 2, p. 199-209, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/YRM6f59TQX5stXQhyNK459c/?lang=pt

COSTA, M. A. F. da; COSTA, M. de F. B. da. Biossegurança e a pandemia de Covid-19: reflexões sobre os agentes psicossociais de risco em profissionais de saúde. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 43899-43907, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/29171

DIAS, M. O. Um olhar sobre a família na perspectiva sistémica–o processo de comunicação no sistema familiar. Gestão e desenvolvimento, n. 19, p. 139-156, 2011. DOI: 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.140

GALVÃO A. et al. Ansiedade, stress e depressão relacionados com perturbações do sono-vigília e consumo de álcool. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. (SPE5):8-12. 2017. DOI: http://hdl.handle.net/10198/16982

HIRSHKOWITZ, M. et al. National Sleep Foundation’s sleep time duration recommendations: methodology and results summary. Sleep health, v. 1, n. 1, p. 40-43, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sleh.2014.12.010

JAIME, P. C. Pandemia de COVID19: implicações para (in) segurança alimentar e nutricional. Ciência & Saúde Coletiva [online], v. 25, n. 7, p. 2504, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020257.12852020

JUNIOR, L. C. L. Alimentação saudável e exercícios físicos em meio à pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 33-41, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3988664

LANA, R. M. et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 3, 2020. DOI: e00019620.10.1590/0102-311x00019620

LINS, L. F. T.; SILVA, L. G. da; ASSIS, C. L. de. Formação em Psicologia: perfil e expectativas de concluintes do interior do Estado de Rondônia. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 8, n. 1, p. 49-62, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 82202015000100005

LIRA, W. M. de. Instituições de segurança pública e práticas psicológicas: a segurança emocional dos agentes de segurança. 274 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/142

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

MARTINS, C. R. et al. Insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em universitários. Estudos de Psicologia (Natal), v. 17, p. 241-246, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000200007

MEANS, B. et al. Suddenly online: a national survey of undergraduates during the COVID-19 pandemic. Digital Promise, 2020. DOI: http://hdl.handle.net/20.500.12265/98

MELO, C. F. et al. Correlação entre religiosidade, espiritualidade e qualidade de vida: uma revisão de literatura. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 15, n. 2, p. 447-464, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844504002.pdf

MOREIRA, W. C. et al. Efeitos da associação entre espiritualidade, religiosidade e atividade física na saúde/saúde mental: revisão sistemática. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, 2020. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/K9SV9wbjLjXRfPcxj66gSgr/?format=pdf&lang=pt

OLIVEIRA, C. T. de et al. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 2, p. 239-246, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182739

OLIVEIRA, C. T. de; DIAS, A. C. G. Dificuldades na trajetória universitária e rede de apoio de calouros e formandos. Psico, v. 45, n. 2, p. 187-197, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5633340

OMS. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

ORNELL, F. et al. Pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Debates em Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 12-16, 2020. DOI: 10.25118/2236-918X-10-2-2

PALHARES, V. C. Qualidade de vida, qualidade do sono e fatores de risco cardiovascular de profissionais de enfermagem em um hospital universitário. Tese (Doutorado em fisiopatia). Botucatu: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, p.145. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182739

PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3986851

SILVA, É. C.; HELENO, M. G. V. Qualidade de vida e bem-estar subjetivo de estudantes universitários. Revista Psicologia e Saúde, v. 4, n. 1, p. 69-76, jan. - jun. 2012. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/533

SILVA, M. P.; BERNARDO, M. H.; SOUZA, H. A. “Relação entre saúde mental e trabalho: a concepção de sindicalistas e possíveis formas de enfrentamento”. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, vol. 41, dezembro, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2317- 6369000003416

SIMÃO, T. O. Reflexões sobre como conciliar trabalho e estudo no ensino superior. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6559

SOUZA, A. C. de; ALVARENGA, M. dos S. Insatisfação com a imagem corporal em estudantes universitários–Uma revisão integrativa. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 65, n. 3, p. 286-299, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000134

TOSTES, M. V. et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, v. 42, p. 87-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607

VIEIRA, C. I. A. Formandos em psicologia: Sentidos construídos sobre seu processo de formação. (Dissertação de Mestrado). 132 f. Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Porto Velho. 2012. DOI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1261

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Gonçalves Neto, J. U., Menezes Queiroz, Thiago T. ., Machado, Raimundo R., Souza de Aguiar Junior, F. das C., & Ribeiro, J. A. S. (2022). ENTRE VIVÊNCIAS E SOBREVIVÊNCIAS: A QUALIDADE DE VIDA DOS FORMANDOS EM PSICOLOGIA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO (2020-2021). Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 105–134. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2899

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.