ASSOCIAÇÕES ENTRE RÓTULOS ESCOLARES E EXPECTATIVAS DE FUTURO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.2895

Palavras-chave:

rótulos escolares; expectativas de futuro; profecias autorrealizadoras.

Resumo

Este artigo discute, com base em uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal na Baixada Fluminense - Rio de Janeiro, as associações entre rótulos escolares e expectativas de futuro. Definimos rótulo com base na
perspectiva de Becker (2008), aplicando a teoria da rotulação ao campo educacional a partir da abordagem de Rist (1977), e conectando-a à discussão sobre profecias autorrealizadoras (Merton, 1968). Por meio de entrevistas em profundidade com três gestores e nove professores de uma escola pública municipal, investigamos as percepções sobre as trajetórias escolares e suas expectativas para o futuro educacional dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de compreender de que forma as expectativas escolares sobre os alunos podem afetar as ações dos agentes escolares no
contexto escolar. Encontramos processos de rotulação dos alunos com base em fatores extraescolares (origem familiar, nível socioeconômico) e intraescolares (desempenho, comportamento). Para analisá-los, propusemos uma
categorização dividindo-os em positivos, flutuantes e negativos. O estudo concluiu que os processos de rotulação estão associados a expectativas de futuro desiguais, que configuram-se como profecias autorrealizadoras: rótulos positivos conectam-se com altas expectativas de escolarização, ao passo que rótulos negativos vinculam-se a baixas expectativas escolares.

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Biografia do Autor

Camila Peres Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação  e Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Rede Privada de Educação no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Rodrigo Rosistolato , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Antropologia Social (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

Lima, C. P. ., & Rosistolato , R. . (2023). ASSOCIAÇÕES ENTRE RÓTULOS ESCOLARES E EXPECTATIVAS DE FUTURO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.2895

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