UMA ANÁLISE CONCEITUAL ACERCA DA CULTURA E LINGUAGEM DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2874

Palavras-chave:

Cultura digital. Linguagem digital. Multiletramento. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem o propósito de discutir os conceitos de cultura, linguagem e multiletramentos. A partir dessa discussão busca-se expandir o conhecimento acerca da linguagem digital para problematizar a questão concernente à linguagem apropriada para atender aos objetivos educacionais que visem a um ensino crítico e a uma aprendizagem autônoma. A análise conceitual discutida, tem como foco a formação de atores escolares conscientes, frente à tecnologia digital. À luz de teóricos como Benjamin, Marx, Vieira Pinto, Freire e Santaella, espera-se que as reflexões teóricas levantadas atendam ao objetivo e à indagação deste artigo. Almeja-se ainda, que a partir das considerações finais acerca da linguagem apropriada para atender aos objetivos educacionais nesta cultura digital, sejam suscitados outros debates teóricos.

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Biografia do Autor

Núbia Ketyllen Zeferino, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG - Professora da Rede Municipal

Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Zeferino, N. K. . (2022). UMA ANÁLISE CONCEITUAL ACERCA DA CULTURA E LINGUAGEM DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 79–104. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2874

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