APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: CONCEPÇÕES E PESQUISAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2501

Palavras-chave:

Formação de professores. Aprendizagem da docência. Prática pedagógica.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar as principais concepções de “aprendizagem da docência” em trabalhos nacionais no campo da formação de professores, produzidos de 2010 a 2020, e resultados de pesquisas fundamentadas nessas concepções. Realizamos uma revisão sistemática da literatura sobre a “aprendizagem da docência” de futuros professores; professores da educação básica e professores do ensino superior. Consultamos as bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online – Scielo, além dos anais eletrônicos dos principais eventos científicos nacionais relacionados à formação de professores. Foram identificados e analisados: artigos científicos publicados em periódicos nacionais; trabalhos constantes nos anais especificados; capítulos de livros e livros. Concluímos que: a) a categoria “aprendizagem da docência” refere se às aprendizagens específicas do professor em sua prática pedagógica, sobre, na e para a docência; b) há a predominância de seis concepções específicas sobre a “aprendizagem da docência”; c) essas concepções se articulam com diferentes campos do conhecimento d) os aspectos comuns dos resultados das pesquisas podem contribuir para avanços na definição da categoria “aprendizagem da docência” no campo da formação de professores; e) a pesquisa colaborativa, interventiva e as narrativas dos professores são vias metodológicas importantes à compreensão de como ocorre a “aprendizagem da docência” e à promoção desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, S.M.; PASSOS, M.M.; FREGOLENTE, A. Focos da Aprendizagem Docente. Alexandria: R. Educ. Ci. e Tec., v.5, n.3, p.25- 48, novembro 2012. Disponível em:

BAPTAGLIN, L.A.; BOLZAN, D.P.V. Percursos investigativos acerca da aprendizagem da docência no ensino médio integrado. Cad. Pes., São Luís, v. 21, n. 2, 2014.

BAPTAGLIN, L.A.; ROSSETO, G.A.R.S.; BOLZAN, D.P.V. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 415-426, 2014.

BELTRAN, I.N.; RAMALHO, B.L. Aprendizagem, desenvolvimento profissional e personalidade docente: contribuições do enfoque histórico-cultural. Educ. Perspect., v. 11, p.

-14, 2020.

BOLZAN, D.P.V.; ISAIA, S.M.A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação (Porto Alegre – RS), ano XXIX, n. 3 (60), p. 489 – 501, 2006.

BOLZAN, D.P.V.; ISAIA, S.M.A. O conhecimento pedagógico compartilhado e a aprendizagem docente: elementos constituintes do processo formativo na educação superior. Políticas Educativas, Campinas, v.1, n.1, p. 69-79, 2007.

BOLZAN, D.P.V.; ISAIA, S.M.A. Pedagogia Universitária e Aprendizagem Docente:

relações e novos sentidos da professoralidade. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 13-26, 2010.

BOLZAN, D.P.V.; MILLANI, S.M.F. Aprendizagem da docência alfabetizadora: desafios à formação. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 13 - n. 3 - p. 186-194, 2013..

BOLZAN, D.P.V.; POWACSUK, A.C.H. ISAIA, S.M.A. Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 365-384, 2018.

BOLZAN, D.P.V.; WIEBUSCH, A.; BAPTAGLIN, L.A. Aprendizagem docente na formação inicial de acadêmicas do curso de pedagogia. Imagens da Educação, v. 4, n. 3, p. 62-72, 2014.

BOLZAN, D.P.V.; HAUTRIVE, G.M.F. A diversidade e a alfabetização: aprendizagem docente na escola para aprendizes surdos. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 11, n. 3, p. 314-322, 2011.

BOLZAN, D.P.V.; AUSTRIA, V.C.; LENZ, N. Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 32, n. 1, p. 119-126, 2010.

BONI, K.T.; CARVALHO, D.F. Aprendizagem durante o exercício profissional: um estudo à luz dos focos de aprendizagem docente. Revista Prática Docente. v. 4, n. 2, p. 465-481, 2019.

CARDOSO, L.C.; A.M.M.R. REALI. Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional na Educação Infantil: aproximações no contexto escolar. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. 2, p. 220-230, 2016.

CARNEIRO, R.F.; PASSOS, C.L.B. As aprendizagens da docência em matemática de alunasprofessoras no estágio supervisionado de um curso à distância de pedagogia. 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás.

COSTA, A.B.; ZOLTOWSKI, A.P.C.; KOLLER, S.H.; TEIXEIRA, M.A.P. Construção de uma escala para avaliar a qualidade metodológica de revisões sistemáticas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.20, n.8, p.2441-2452, 2015.

CRECCI, V.M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.34, 2018.

DUARTE, F.D.M.D; MAKNAMARA, M. Aprendizagens sobre a docência de futuros professores em uma licenciatura EAD. Acta Sci. Educ., v. 42, 2020.

ESTEVAN; E.J.G.; CYRINO, M.C.T.T. Condicionantes de aprendizagem de professores que ensinam matemática. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2, p. 227-253, 2019.

FIORENTINI, D. Aprendizagem profissional e participação em comunidades investigativas.

In: Seminário Práticas Profissionais dos professores de Matemática. Lisboa. 2013a. Seminário Práticas Profissionais dos professores de Matemática, 2013, Lisboa. Anais... Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013, p. 01 – 26.

GUERTA, R.S.; CAMARGO, C.C. Comunidade de aprendizagem da docência em estágio curricular obrigatório: aprendizagens evidenciadas pelos licenciandos. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 3, p. 605-621, 2015.

HAUTRIVE, G.M.F.; BOLZAN, D.P.V. Aprendizagem da docência alfabetizadora no contexto da surdez. 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013.

HAUTRIVE, G.M.F.; BOLZAN, D.P.V. Processos de aprender a docência: a cultura de colaboração entre professores surdos. Revista Digital de Políticas Lingüísticas. Año 9, Volumen 9, 2017.

ISAIA, S.M.A.; BOLZAN, D.P.V. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Educação v.29, n.02, p. 121-133, 2004.

ISAIA, S.M.A.; MACIEL, A.M.R. Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente. Imagens da Educação, v. 1, n. 1, p. 37-47, 2011.

LASTÓRIA, A.C. MIZUKAMI, M.G. Construção de material instrucional como ferramenta de aprendizagens docentes. In: MIZUKAMI, M.G.N; REALI, A.M.M.R.(Orgs.) Aprendizagem Profissional da Docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: Edufscar, 2010. p. 187-207.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LIBÂNEO, J.C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004.

LOZANO, A.L. Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participam de comunidades investigativas. Zetetiké, Campinas, SP, v.26, n.3, p.441-463, 2018.

MARIANI, F. Aprendizagens da docência na formação inicial: narrativas de um grupo de licenciandos. XII Encontro Nacional de Práticas de Ensino, ENDIPE, 2014. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014, p.01642-01653.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Educação, v.29, n.02, p. 33-49, 2004.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista ECurriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.

MIZUKAMI, M.G.N.; TANCREDI, R.M.S.P. Aprender e Ensinar em com diferentes mídias:

resultados de pesquisas. Revista contemporaneidade, educação e tecnologia, v.11. n.1, p.23-28, 2011.

MIZUKAMI, M.G.N.; REALI, A.M.M.R.; REYES, C.R.; MARTUCCI, E.M. LIMA, E.F.; TANCREDI, R.M.S.P.; MELLO, R.R. Escola e Aprendizagem da Docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

MORETTI, V.D. A aprendizagem da docência em atividade: o clube de matemática da UNIFESP. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2012. Anais... Campinas: FE/UNICAMP, 2012, p.002596- 002607.

MORETTI, V.D. Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube de matemática. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 18, n. 3, p.511-517, 2014.

MOROSINI, M. Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário vol. 2. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

MORYAMA, N.; PASSOS, M.M.; ARRUDA, S.M. Aprendizagem da Docência no PIBIDBiologia. Alexandria: R. Educ. Ci. e Tec., v.6, n.3, p.191-210, 2013.

MOURA, M. O. A Atividade de Ensino como Unidade Formadora. Bolema, Rio Claro, SP, v. 11, n. 12, 1997.

MOURA, M. O. O Educador Matemático na coletividade da formação: uma experiência com a escola pública. 2000. 127f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MOURA, M. O. Espaços de aprendizagem e formação compartilhada. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 91-97, junho 2005.

MOURA, M. O.; ARAÚJO, E.S.; MORETTI, V.D.; PANOSSIAN, M.L.; RIBEIRO, F.D. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, 2010.

NAGY, M.C.; CYRINO, M.C.C.T. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 149-163, 2014.

NASCIMENTO, L.M. Professores experientes de uma escola freinetiana: identidade, saberes e processos de aprendizagem. XX Encontro Nacional de Práticas de Ensino, ENDIPE, Rio de Janeiro (encontro virtual), 2020. Anais... Rio de Janeiro: 2020. p. 547-553.

NÖRNBERG, M.; CAVA, P.P. Aprendizagem compartilhada da ação docente. 37ª Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis, 2015. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

OBARA, C.E.; BROIETTI, F.C.D.; PASSOS, M.M. Focos da Aprendizagem Docente: Um Estudo com Professores de Química Ex-Bolsistas do PIBID. Alexandria: Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 10, n.1, p. 75-95, 2017.

OLIVEIRA, N.C.N. Caminhos do despertar docente: a aprendizagem da docência em um projeto. In: LOPES, A.R.L.V.; ARAÚJO, E.S.; MARCO, F.F. (Orgs.). Professores e futuros professores em atividade de formação. Campinas, SP: Pontes editores, 2016. p. 221-227.

PEREIRA, S.R.C.; BOLZAN, D.P.V.; SANDRI, V. Aprendizagem docente do formador: os sentidos na e da docência no contexto do trabalho pedagógico no ensino superior. Espaço Pedagógico, v. 23, n. 2, Passo Fundo, p. 368-389, 2016.

PERLIN, P.; LOPES, A.R.L.V. Aprendizagem matemática e aprendizagem da docência no movimento de organização do ensino de frações. X ANPEd SUL, 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2014.

POZEBON, S.; LOPES, A.R.L.V. Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática: aprendizagem da docência a partir de um movimento reflexivo. In: LOPES, A.R.L.V.; ARAÚJO, E.S.; MARCO, F.F. (Orgs.). Professores e futuros professores em atividade de formação. Campinas, SP: Pontes editores, 2016. p.167-191.

POZEBON, S.; LOPES, A.R.L.V. A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 252, p. 350-369, 2018.

RAMALHO, B.L.; NUÑEZ, I.B. Aprendizagem da docência, formação e desenvolvimento profissional: trilogia da profissionalização docente. In: RAMALHO, B.L.; NUÑEZ, I.B. (Orgs.) Formação, representações e saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Campinas, SP: Mercado das Letras; Natal, RN: UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. p.17-37.

RAMALHO, B.L.; NUÑEZ, I.B. Aprendizagem docente, formação continuada e inovação pedagógica mediadas pelas tdics: desafios para a educação século XXI. Revista de Estudos Curriculares, nº 10, vol 1, 2019.

REALI, A.M.M.R; MIZUKAMI, M.G.N. Práticas Profissionais, Formação Inicial e

Diversidade: análise de uma proposta de ensino e aprendizagem. In: MIZUKAMI, M.G.N; REALI, A.M.M.R.(Orgs.) Aprendizagem Profissional da Docência: saberes, contextos e

práticas. São Carlos: Edufscar, 2010. p.119-137.

RINCÓN, J.P.A.; FIORENTINI, D. Estudo da aprendizagem docente em um contexto de estágio supervisionado transdisciplinar das práticas escolares. ANPEd sudeste, XI Encontro de pesquisa em educação da região Sudeste,2014, São João Del Rey. Anais... São João Del Rey: Universidade Federal de São João Del Rey, 2014.

ROSSETO, G. A.R.S.; BAPTAGLIN, L.A.; BOLZAN, D.P.V. A atividade docente de estudo e a aprendizagem da docência: o que contam as narrativas dos professores em formação continuada. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2012, Campinas. Anais... Campinas: FE/UNICAMP, 2012, p. 004547- 004558.

SANDRI, V.; BOLZAN, D.P.V; PEREIRA, S.R.C. Aprendizagem docente e processos formativos: formadores dos cursos de Educação Especial em foco. Políticas Educativas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 112-129, 2016.

SANTOS, E.G.; POWACSUK, A.C.H. Formação e desenvolvimento profissional docente: a aprendizagem da docência universitária. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 5, n.2, p.3853, 2012.

SARTI, F.M.; BUENO, M.C. Relação intergeracional e aprendizagem docente: elementos para rediscutir a formação de professores. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 45, p. 227-253, 2017.

SILVA, M.M.; CEDRO, W.L. A organização do ensino de matemática como meio para a aprendizagem da docência no estágio supervisionado. XII Encontro Nacional de Práticas de Ensino, ENDIPE, 2014. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014, p.01120-01124.

SOUZA, F.D.; CORSO, B.; BOROWSKY, H.G.; LOPES, A.R.L.V.; POZEBON, S.; CEDRO, W.L. O compartilhamento de ações no processo de aprendizagem da docência. XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018.

SOUZA, K.S.M.; MARQUESAN, F.F.; NUNES, J.; BOLZAN, D.P.V.; ISAIA, S.M.A. A aprendizagem de ser professor em início de carreira. Comunicações, Piracicaba, ano 23, n. 1, p. 41-63, 2016.

VAZ, H.G.B; Lopes, A.R.L.V.; Silva, D.S.G. A dimensão colaborativa no movimento de ensinar, aprender e formar-se professor que ensina matemática. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 1, p. 127-146, 2012.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

de Lima Pires Egler, V. ., & Mitjans Martinez, A. (2021). APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: CONCEPÇÕES E PESQUISAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 25(48), 173–203. https://doi.org/10.26694/rles.v25i48.2501

Artigos Semelhantes

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.