PLANEJAMENTO DE ENSINO UMA AÇÃO NECESSÁRIA
Palavras-chave:
Planejamento, Ensino, Aprendizageme AvaliaçãoResumo
O ato de planejar é uma preocupação que envolve toda ação ou qualquer empreendimento pessoal e profissional. Menegolla(1999), ao falar de planejamento, faz uma oportuna descrição acerca da discussão que este texto propõe. Para este autor, em nosso cotidiano, estamos sempre pensando sobre o que fizemos ou não; sobre o que estamos fazendo ou que pretendemos. Neste sentido, planejar passa a ser uma exigência do ser humano, que se justifica por si só, na medida em que o pensar tornase um elemento constituinte do verdadeiro ato de planejar. Nesta perspectiva, a necessidade de planejar é a sua própria evidência e justificativa. Planejar o ensino é muito importante, tendo em vista a necessidade de um balanço permanente entre objetivos delineados e o ritmo dos alunos, mesclando aulas expositivas, discussões, tarefas coletivas e individuais, visto que os conteúdos necessitam ser analisados criticamente em sua essência e significância para a formação proposta.
Downloads
Referências
BLOOM, Benjamim. Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Tradução de Flávia Maria Sant’anna. Porto Alegre: Globo, 1983.
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. 23. ed. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. Tradução de Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 1996.
GORING, Paul A. Manual de medições e avaliação do rendimento escolar. Coimbra: Almedina, 1981.
GURGEL, Carmesina R. Referências para avaliação da aprendizagem: perspectiva de formação docente. 2002. 168p. Tese (Doutorado em Educação com área de concentração em Avaliação Educacional). Fortaleza/ Universidade Federal do Ceará.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Avaliação do processo ensino – aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.
JONNAERT, Philippe. Criar condições para aprender: o socioconstrutivismo na formação de professores. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TURRA, M. Godoy et. al. Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. 304p. Ilustrações. 23cm.
MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções do conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins.Por que Planejar? Como Planejar?: currículo, área, aula. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.