CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas

Autores

  • ROBSON CARLOS DA SILVA
  • MARLENE ARAÚJO DE CARVALHO

Palavras-chave:

Representação político-cultural, Currículo, Estudos Culturais, Capoeira

Resumo

Este artigo trata de uma análise no contexto metodológico do campo de conhecimento do currículo escolar a partir da teoria dos Estudos Culturais, das possibilidades e da necessidade da implantação de currículos multiculturalistas ou contextualizados, que, ao não hierarquizarem os diversos tipos de conhecimentos sociais, podem contribuir para que crianças e jovens na escola, principalmente, aquelas pertencentes às camadas menos favorecias de nossa sociedade, possam participar efetivamente da construção de sua própria identidade, desconstruindo significações construídas pelo “Outro” hegemônico, tornando material e humano determinadas representações político-culturais naturalizadas e essencializadas. Neste sentido, utiliza-se da capoeira, enquanto cultura de resistência negra contra a opressão da escravidão imposta no Brasil colônia e de suas possibilidades de desconstrução de muitos dos discursos hegemônicos e dominantes presentes nos currículos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBSON CARLOS DA SILVA

Mestrando em Educação, do Programa de pós-graduação em Educação da UFPI. Bolsista da CAPES. Professor substituto do Departamento de Fundamentos da Educação-UFPI.

MARLENE ARAÚJO DE CARVALHO

Coordenadora da Pós-graduação e Pesquisa da FSA. Professora aposentada e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI.

Referências

CARVALHO, Letícia Cardoso de. A perseguição e proibição da capoeira. Praticando Capoeira,São Paulo, n. 5, ano 1, p. 20-23, nov. 1999.

COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). O Currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

FREITAS, Jorge Luiz de. Capoeira infantil: a arte de brincar com o próprio corpo. Curitiba-PR: Expoente, 1997.

GIROUX, Henry. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998. p. 85-103.

__________. Os professores com intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (org.). Currículo: políticas e práticas. 6. ed. Campinas-SP: Papirus, 1999.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa e SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

REVISTA DOS ESPORTES. Teresina, ano I, n. 7, nov. 2000.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As Culturas negadas e silenciadas no Currículo. In: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes,1998.

SILVA, Gladson de Oliveira. Capoeira, do Engenho à Universidade. São Paulo: USP, 1993.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

___________. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.

__________.O Currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

_________. (org). 2. ed. O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu e MOREIRA, Antonio Flávio. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

SANTANA SOBRINHO, José, CASTRO JÚNIOR, Luís Vítor de e ABIB, Pedro. Capoeira: intervenção e conhecimento no espaço escolar. Revista da FACED, Salvador, n. 3, p.73-185,1999.

Downloads

Publicado

2004-06-15

Como Citar

DA SILVA, R. C. ., & ARAÚJO DE CARVALHO, M. . (2004). CAPOEIRA E CURRÍCULO: uma reflexão sobre as contribuições da capoeira no fortalecimento das identidades de alunos de escolas públicas. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 43–55. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1589

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.