EDUCAÇÃO E SABERES: A LEGITIMAÇÃO DE VERDADES E SUJEITOS

Autores

  • JANINE MOREIRA

Palavras-chave:

Educação, saberes legitimados, relações desiguais

Resumo

O texto constitui-se numa revisão bibliográfica e objetiva refletir o porquê, a despeito da crítica que a educação vem construindo, mesmo os chamados “professores críticos” não conseguem, de forma geral, construir de fato o conhecimento com seus alunos e romper com o “messianismo” de levar a verdade a eles. Percorrendo uma parte da trajetória da educação européia, estabelece relações entre a gradual legitimação de determinados saberes e sujeitos com o contexto social da época. Conclui com questões colocadas já no início: se quisermos romper com a diferenciação entre os saberes necessitamos romper com o olhar hierárquico com que nos direcionamos àqueles que não participam de nosso saber legitimado. Este seria o principal ponto para se conseguir construir o conhecimento com os alunos (em contexto escolar ou fora dele), assim como valorizar o saber que possuem.

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Referências

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

MOREIRA, J. . (2004). EDUCAÇÃO E SABERES: A LEGITIMAÇÃO DE VERDADES E SUJEITOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (11), 15–23. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1577

Edição

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