A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MUNICÍPIO DE TERESINA (PI): DO LICEU1 AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “ANTONINO FREIRE”

Autores

  • CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRAL

Palavras-chave:

Formação, Magistério, Curso Normal, Política de Formação

Resumo

A análise da formação de professor das primeiras séries do ensino fundamental apresentada neste artigo tem como objetivo descrever como se instalou o curso do magistério no ensino médio, na realidade do município de Teresina-PI, enfocando desde sua estruturação até o processo de revitalização de sua proposta formativa. Como procedimento, procura reconstruir a organização desta modalidade de ensino como finalidade do Instituto de Educação “Antonimo Freire”, utilizando como fonte de dados os registros escritos sobre a realidade educacional teresinense apoiando-se, em: Brito (1986, 1996), Freitas (1988), Leite (1989), Pires (1985) dentre outros autores, e, inclusive, na legislação específica da normalização deste ensino no Piauí., o que indicou a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados mostram as implicações dos fatores socioeconômicos e das políticas educacionais como determinantes da progressiva desestruturação do ensino normal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA CABRAL

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI) e do Curso de Pedagogia (UFPI)

Referências

FREITAS, C. História de Teresina. Teresina: Fundação Cultural Mons. Chaves, 1988.

JARDIM, I. R. et al. Ensino de 1º e 2º graus: estrutura e funcionamento. 5. ed. Porto Alegre: Sagra, 1987

LEITE, M. do C. B. Projeto de revitalização das escolas normais do Piauí: um estudo de política educacional. São Paulo: 1989. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989.

LIRA, Á. As escolas normais e a educação básica. Revista Educação Hoje, Teresina, n. 4, p. 7, jul./set. 1984.

MORAIS, P. de T. Escola normal do Piauí: 74 anos de tenacidade. Revista Educação Hoje, Teresina, n. 4, p. 5-6, jul./set. 1984.

PIAUHY. Assembléia Legislativa. Relatório da Presidência Dr. Franklin Barros Pimentel. Maranhão: Typ. DoPaiz-Imp., 1865.

______. ______. Relatório da Presidência Dr. Sancho de Barros Pimentel. Maranhão: Typ. Do Paiz-Imp. 1978.

PIAUÍ. Secretaria Estadual de Educação. Boletim n. 2 (Separata) do CCE. Sistema Estadual de Ensino. Teresina: Imprensa Oficial, 1968.

______. ______.Plano estadual de educação – 1983/1987. Teresina: Secretaria da Educação, 1984.

______. ______. Plano Estadual de Educação 1992-1995. Teresina: Secretaria da Educação, 1991.

______. ______. Plano de governo 1988-1991. Teresina: Secretaria de Educação, 1988.

______. Secretaria de Planejamento – SEPLAN. Plano Plurianual – 1996/1999. Teresina: SEPLAN, 1995.

______. Assembléia Legislativa. Mensagem à Assembléia Legislativa. Teresina: Assembléia Legislativa, 1996.

PIMENTA, S. G.; GONÇALVES, C. L. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.

PIRES, F. C. S. Escola normal no Piauí: implantação e desenvolvimento (1864a 1910). Piracicaba (SP), 1985.Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Metodista de Piracicaba, 1985.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil: 1930/1973. Petrópolis: Vozes, 1978.

VAUHN, P. A escola normal, ontem e hoje. Revista Educação Hoje, Teresina, n. 4, p. 10-11, jul./set. 1984.

Downloads

Publicado

2006-06-15

Como Citar

DE OLIVEIRA CABRAL, C. L. . (2006). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO MUNICÍPIO DE TERESINA (PI): DO LICEU1 AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “ANTONINO FREIRE”. Linguagens, Educação E Sociedade, (14), 37–48. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1558

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 43 44 45 46 47 48 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)