EDUCAÇÃO E GÊNERO: POSSIBILIDADES DE (RE) CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO

Autores

  • ANA CÉLIA DE SOUSA SANTOS Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Gênero, Movimentos Sociais

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões desenvolvidas numa prática de pesquisa-ação, durante o Mestrado em Educação. É fruto, também, do Intercâmbio Científico Cultural desenvolvido entre a UFPI e a UNIVR/Itália, que acompanha o Centro de Vivência – “Infância/Mulher/Território”, no Parque Eliane, em Teresina/PI, espaço no qual foi realizada esta pesquisa. Dentre outros objetivos este trabalho analisou como as práticas educativas desenvolvidas junto à APMP, contribuíram para a construção do empoderamento e de um novo olhar sobre as relações de gênero. Como técnica, utilizamos a observação participante, o questionário e o grupo focal. Na fundamentação teórica recorremos a diferentes referências nas quais destacamos: Colling (2004), Louro (1997), Maturana (2004), Pereira (2004), Boff (1999) Saffioti (1979). Constatamos que, as relações construídas, no contexto da cultura patriarcal, demonstram que mulheres e homens envolvidos nesse processo submetem-se a variadas situações na qual o homem mantém seu poder de provedor, mesmo que apareçam sinais de renovação e de conflito eminentes da possibilidade de mudanças. Vimos também que são as mulheres quem mais se preocupam com os filhos/as e com o relacionamento na família. Assim, analisar questões relacionadas ao gênero é necessário para que se pense num processo educativo que favoreça a construção de relações mais humanas, justas e respeitosas.

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Biografia do Autor

ANA CÉLIA DE SOUSA SANTOS, Universidad Federal de Piauí

Membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gênero\UFPI.

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Publicado

2009-12-14

Como Citar

DE SOUSA SANTOS, A. C. . (2009). EDUCAÇÃO E GÊNERO: POSSIBILIDADES DE (RE) CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO. Linguagens, Educação E Sociedade, (20), 42–59. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1491

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