NECESSIDADE DO MILÊNIO: UMA ESCOLA CONTRA AS EXCLUSÕES
Palavras-chave:
Escolarização, Marginalizados, Diversidades, Mundo ContemporâneoResumo
Nas discussões de questões sociais, sempre enfrentamos uma armadilha que precisa ser resolvida de antemão. Está relacionada ao problema dos significados dos termos, dos conceitos, das categorias e das palavras que empregamos para comunicar nossas idéias. Não há garantias de que compreendemos o mesmo que o comunicador.
Downloads
Referências
ASANTE, M.K. Kemet, Afrocentricity, and Knowledge. Trenton, NJ: Africa World Press. 1990.
BANKS, James A. (1993). The Canon Debate, Knowledge Construction, and Multicultural Education. Educational Researcher, Vol. 22, No. 5, pp. 4-14, 1993.
BUARQUE, Cristovam. O que é apartação social? São Paulo: Brasiliense, 1993. .
CASTELLS, Manuel Castells. The Power of Identity, Oxford, UK: Blackwell Publishers, 1997.
CHOMSKY, Noam. Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge, MA: MIT Press, 1965.
DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FAUSTO, Boris. Fausto. História do Brasil. 6. ed. São Paulo: Editora da USP: Fundação para o desenvolvimento da Educação, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1971.
_______. Education for Critical Consciousness. New York, NY: Continuum, 1981.
_______. The Politics of Education: Culture, Power, and Liberation. Tradução Donaldo Macedo. South Hadley, MA: Bergin & Garvey, 1985
GANNON, Martin, Understanding Global Cultures. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2001.
GATES JR., Henry Louis e WEST, Cornel. (Eds.), The Future of Race, New York: NY, Alfred Knopf, 1996.
GEERTZ, Clifford. Local knowledge. New York, NY: Basic Books, 1983.
GIROUX, Henri A. Ideology, Culture and the Process of Schooling. Barcombe, England: Falmer Press, 1981.