EDUCAÇÃO E GÊNERO: POSSIBILIDADES DE (RE) CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO

Autores

  • ANA CÉLIA DE SOUSA SANTOS Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Gênero, Movimentos Sociais

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões desenvolvidas numa prática de pesquisa-ação, durante o Mestrado em Educação. É fruto, também, do Intercâmbio Científico Cultural desenvolvido entre a UFPI e a UNIVR/Itália, que acompanha o Centro de Vivência – “Infância/Mulher/Território”, no Parque Eliane, em Teresina/PI, espaço no qual foi realizada esta pesquisa. Dentre outros objetivos este trabalho analisou como as práticas educativas desenvolvidas junto à APMP, contribuíram para a construção do empoderamento e de um novo olhar sobre as relações de gênero. Como técnica, utilizamos a observação participante, o questionário e o grupo focal. Na fundamentação teórica recorremos a diferentes referências nas quais destacamos: Colling (2004), Louro (1997), Maturana (2004), Pereira (2004), Boff (1999) Saffioti (1979). Constatamos que, as relações construídas, no contexto da cultura patriarcal, demonstram que mulheres e homens envolvidos nesse processo submetem-se a variadas situações na qual o homem mantém seu poder de provedor, mesmo que apareçam sinais de renovação e de conflito eminentes da possibilidade de mudanças. Vimos também que são as mulheres quem mais se preocupam com os filhos/as e com o relacionamento na família. Assim, analisar questões relacionadas ao gênero é necessário para que se pense num processo educativo que favoreça a construção de relações mais humanas, justas e respeitosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA CÉLIA DE SOUSA SANTOS, Universidad Federal de Piauí

Membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gênero\UFPI.

Referências

ANYON, J. Intersecções de gênero e classe: acomodação e resistência de mulheres e meninas às ideologias de papéis sexuais. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.73, p.13-25, 1990.

BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BERNADES, A. G.; GUARESCHI, N. M. de F. A cultura como constituinte do sujeito e do conhecimento. In: STREY, M.; NEVES, C.; LISBOA, S. T.; PREHN, D. R. (Orgs.) Gênero e cultura: questões contemporânea. Porto Alegre: Ed da IPUCRS, 2004.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano. Petropolis, RJ: Vozes, 1999.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Educação e Realidade. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1995.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Convenções Internacionais. Disponível em: http://200.130.7.5/spmu/legislacao/legislacao_convencao_internacional.htm>. Aces- so em: 30 nov. 2008.

COLLING, A. A construção histórica do feminino e do masculino. In: STREY, Marlene; NEVES, CABEDA; LISBOA, S. T.; PREHN, Denise R. (Org.) Gênero e cultura: questões contemporânea. Porto Alegre: Ed. IPUCRS, 2004.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Síntese de Indicadores 2006. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2006.

JODELET, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2001.

KOURY, M. G. P. Cultura da violência e o medo do outro: observações sobre medos, violência e juventude no Brasil atual. Revista de Antropologia Experimental. Disponível em: <http://www.ujaen.es/huesped/rae/ articulos2004/koury2004.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2004.

LAMAS M. Gênero: os conflitos e desafios do novo paradigma. Revista Proposta, Rio de Janeiro, n. 84-85, mar.ago. 2000.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MATURANA, Humberto R. Conversações Matrística. In: MATURANA, Humberto R.; VERDENZOLLER, Gerda. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MOSCOVICI, S. Representações sociais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

OLIVEIRA, M. L. L. de. Transformações das Desigualdades de Gênero? Narrativas da vida cotidiana e empoderamento de mulheres de Assentamentos do Cariri Paraibano. 2007. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) UFPB, João Pessoa, 2007.

PEREIRA, V. L. Gênero: dilemas de um conceito. In: STREY, Marlene; NEVES, CABEDA; Sônia T. Lisboa, PREHN, Denise R. (Org.) Gênero e cultura: questões contemporâneas. Porto Alegre:Ed. IPUCRS, 2004.

RAGO, M. Epistemologia feminista, gênero e história. In: PEDRO, Joana Maria; GROSSI, Mirian Pillar. (Org.) Masculino, feminino, plural: gênero na interdisciplinaridade. Florianópolis: Ed. Mul- heres, 1998.

REIS, J. R. T. Família, Emoção e Ideologia. In: CODO, Wanderley et al. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1992.

SAFFIOTI, H. I. B. A Mulher na Sociedade de Classes: Mitos e Realidade. Petrópolis: Ed. Vozes, 1979.

______. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.

SILVEIRA, M. L. Família: conceitos sócio-antropológicos básicos para o trabalho em saúde. Família. Saúde Desenvolvimento, Curitiba, v.2, n. 2, p.58-64, jul.dez. 2000.

SCOTT, J. Gênero uma categoria útil para análise histórica. Educação e realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, jul.dez. 1990.

STREY, M. N. et al. Psicologia Social Contemporânea: Livro-texto. Petrópolis, RJ: Vozes. 1998.

TOURAINE, A. O mundo das mulheres. Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2009-12-14

Como Citar

DE SOUSA SANTOS, A. C. . (2009). EDUCAÇÃO E GÊNERO: POSSIBILIDADES DE (RE) CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO. Linguagens, Educação E Sociedade, (20), 42–59. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1491

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.