HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CAMPUS DE PICOS: a história de um Currículo pelo olhar de uma disciplina
Palavras-chave:
Currículo, História da Educação, Ensino, Nova história culturalResumo
Este artigo é fruto de um estudo sobre a disciplina História da Educação, no Curso de Pedagogia - Campus de Picos3 , da Universidade Federal do Piauí. O trabalho assemelha-se ao que já vem sendo pesquisado em outras universidades brasileiras sobre o ensino de História da Educação. Abordamos a evolução dos seus currículos no período de 1982 a 2006, enfocando especificamente a disciplina História da Educação. Nossa fundamentação está amparada na Nova História Cultural, especialmente nas idéias de Peter Burke (1992); Hunt (2001); Gatti Júnior e Inácio Filho (2005); Carvalho (2005); Horn e Germinari (2006). Inicialmente situamos o ensino de História da Educação no Brasil, depois abordamos as teorias curriculares e finalmente dissertamos acerca da institucionalização da disciplina em estudo no curso de Pedagogia do Campus acima citado. A reflexão sobre esse tipo de problemática vem se tornando cada dia mais significativa na medida em que proporciona a definição da posição curricular adotada pelas instituições educacionais ao longo da história. Nessa perspectiva, constatamos, via documentos e principalmente depoimentos orais, que, se a escola tem um papel pedagógico específico, então o currículo do Curso de Pedagogia de Picos, especificamente através da disciplina História da Educação, ao longo das três décadas pesquisadas, também o tem na medida em que as diferentes práticas pedagógicas ora enaltecem a transmissão do conhecimento historicamente acumulado, ora são instrumentos de compreensão do presente e ora são ferramentas de impulso à pesquisa e estudos historiográficos locais.
Downloads
Referências
BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: EdUNESP, 1992.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Considerações sobre o ensino da História da Educação no Brasil. In: GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (Orgs). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005. (Coleção memória daeducação).
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas. São Paulo: Artmed, 2000.
DE DECCA, E. S. Memória e cidadania. In: CUNHA, M. C. P. (Org.). O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992, p. 129-136.
GARRIDO, J. A. I. As fontes orais na pesquisa histórica: uma contribuição ao debate. Revista Brasileira de História: memória, história e historiografia. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, v. 13, n. 25/26, set./ago. 1993.
HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
HUNT, Lynn. Apresentação: história, cultura e texto. In: BURKE, Peter. A nova história cultural. 2. ed. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PADILHA, Paulo Roberto. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
RANZI, Serlei Maria Fischer. Memória e história das disciplinas escolares. In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p.322-354.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte/Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SOUSA, Ana Teresa Silva. A formação do licenciado em pedagogia: uma questão em aberto. Teresina: EDUFPI, 2003.