RECONSTITUINDO HISTÓRIAS: a Universidade Federal do Piauí e a Pós-Graduação em Educação

Autores

  • SAMARA MARIA VIANA DA SILVA Universidad Federal de Piauí
  • MARIA DO AMPARO BORGES FERRO Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

História, Pós-Graduação da UFPI, Nova História Cultural

Resumo

Este estudo objetiva apresentar um breve relato da história da PósGraduação Stricto Sensu em Educação no Piauí, como forma de manter viva na memória individual e coletiva das pessoas a importância da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, em nível de Mestrado, conhecer as fases que marcam a trajetória da Pós-Graduação brasileira e compreender o processo de implantação da Pós-Graduação em Educação no Piauí, observando as contribuições dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e das Comissões Pró-Mestrado para a implantação do Mestrado em Educação no Piauí. Os autores que embasaram este trabalho foram: Saviani (2006), Passos (2003), Brito (1996), Carvalho (2001) e Leite (1982). As fontes utilizadas foram hemerográficas e documentais, como: Jornal O Dia, Catálogo de Dissertações e Teses da Universidade Federal do Piauí, Relatório de Consultoria da CAPES e Resoluções do Conselho Universitário da UFPI. O apoio teórico está embasado na Nova História Cultural que permite ao pesquisador trabalhar com grande variedade de fontes, possibilitando uma maior compreensão do objeto de estudo. Portanto, este estudo permitiu compreender que o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí vem atendendo a população piauiense e de outros estados com curso de Especialização desde 1978, implantando em 1991 o curso de Mestrado em Educação, o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do Piauí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SAMARA MARIA VIANA DA SILVA, Universidad Federal de Piauí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidad Federal de Piauí. 

MARIA DO AMPARO BORGES FERRO, Universidad Federal de Piauí

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

Referências

ALBUQUERQUE, L. B. Pesquisa, Pós-graduação e a constituição do campo dos estudos sobre educação e ambiente. Linguagem, educação e sociedade, Teresina, n. 3, 1998.

BRITO, I. S. História da Educação no Piauí. Teresina: EdUFPI, 1996.

BURNHAM, T. F. Breve análise documental das experiências da Universidade Federal do Piauí na Pós-Graduação em Educação. Relatório de Consultoria. Salvador, 1990.

BURKE, P. A escrita da História. São Paulo: EdUNESP, 1992.

CARVALHO, J. R. de A. Avaliação interna do curso de Mestrado em Educação da UFPI, através da identificação, dimensionamento e hierarquização dos “hiatos de qualidade” de seu desempenho institucional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação da Universitária da Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2001.

CCE IMPLANTA O PRIMEIRO CURSO DE MESTRADO DO PIAUÍ, O Dia, Teresina, p. 9, 22 jun. 1991.

COSTA, C. de S. A perspectiva interdisciplinar do curso de Mestrado em Educação. Linguagem, educação e sociedade,Teresina, v. 1, n. 1, 1996.

LEITE, N. M. S. R. O Mestrado em Educação - Um breve histórico. Educação e Compromisso, Teresina, v. 1, n. 1/ 2. Jan./dez. 1989.

MIRANDA, V. O Desenvolvimento da Pós-Graduação na FUFPI. Catálogo de Dissertações e Teses da Universidade Federal do Piauí. UFPI/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Coordenação Geral de Pesquisa. Teresina, nov., 1979.

PASSOS, G. de O. A Universidade Federal do Piauí e suas marcas de nascença: conformação da Reforma Universitária de 1968 à sociedade piauiense. Tese (Doutorado) Brasília, 2003.

PROFESSORA DA UFP FEZ CURSO NA INGLATERRA, O Dia, Teresina, n. 3.363, p. 1, 10 jul. 1972,.

SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.). A bússola do escrever: desafios estratégias na orientação de teses e dissertações. 2. ed. São Paulo: Cortez; Florianópolis: EdUFSC, 2006.

SILVA NETO, M. de; MENDES, M. C. O Centro de Ciências da Educação: 10 anos. Revista Universidade Federal do Piauí. Teresina, v. n. 3 – Especial, fev. 1982. Edição Comemorativa do 10º aniversário da FUFPI.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, Resolução n. 005/88, de 22 de novembro de 1988. Aprova o Projeto de Criação do Curso de Mestrado em Educação, com área de Concentração em Educação Brasileira, na UFPI e autoriza o seu funcionamento.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, Resolução n. 002/91, de 01 de março de 1991. Modifica a Resolução n. 005/ 88, de 22 de novembro de 1988.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Centro de Ciências da Educação. Relatório de Atividades – Coordenação de PósGraduação em Educação. Teresina, 1990.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, Portaria n. 09/90/CCE/UFPI, de 03 de Set. de 1990.

Downloads

Publicado

2010-06-14

Como Citar

VIANA DA SILVA, S. M. ., & BORGES FERRO, M. D. A. . (2010). RECONSTITUINDO HISTÓRIAS: a Universidade Federal do Piauí e a Pós-Graduação em Educação. Linguagens, Educação E Sociedade, (22), 173–196. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1482

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.