O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

  • GEORGE PIMENTEL FERNANDES Universidade Regional do Cariri-URCA

Palavras-chave:

Ciência, Matemática, Ceará

Resumo

A abordagem histórica do ensino de ciências pode nos remeter à luta pelo poder que caracterizou a Europa na época da Revolução Francesa. Ao retratarmos a igreja católica na defesa pela manutenção do poder, apresentamos alguns expoentes da ciência moderna que manifestaram não só uma visão crítica da metafísica, como também, um redimensionamento da ‘verdade’. Nesta perspectiva identificamos a matemática como parâmetro do conhecimento científico. Mas, além da discordância entre a visão humanística, que valorizou o estudo das línguas, e a visão cientificista, que valorizou o conhecimento da matemática e da física, retratamos a influência da ciência moderna no brasil, particularmente no ceará, quando ocorreu a discordância entre dois jornais e a defesa da modernidade através do posicionamento das agremiações literárias.

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Biografia do Autor

GEORGE PIMENTEL FERNANDES, Universidade Regional do Cariri-URCA

Professor do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri-URCA. Dr. em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

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Publicado

2010-12-14

Como Citar

FERNANDES, G. P. . (2010). O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (23), 133–145. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1469

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