ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Autores

  • PEDRO PIO FONTINELES FILHO
  • ISABEL CRISTINA DA SILVA FONTINELES

Palavras-chave:

História, Educação, Modernização

Resumo

O presente artigo as relações entre modernização e instrução pública no Estado do Piauí nas duas primeiras décadas do analisa século XX, com ênfase na capital, Teresina. Metodologicamente foram explorados os posicionamentos dos governantes piauienses acerca do ensino público, expressados em Mensagens Governamentais, Leis, Decretos e textos literários. Foi utilizado, também, o Relatório da Sociedade Auxiliadora da Instrução Pública do Piauí, publicado em 1922. Discussões sobre a história da educação levantadas por Brito (1996), Carvalho (2004), Lopes (2001) e Ferro (1994), bem como Bloch (1976), Certeau (1994) e Chartier (1988), acerca da narrativa histórica, compuseram o arcabouço teórico deste estudo. Considera-se que a instrução pública, nesse período, foi marcada por discursos modernizadores e que os problemas de implantação dos sistemas e espaços educacionais decorriam do sistema federativo, que teria deixado o Estado do Piauí alijado das participações orçamentárias.

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Referências

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Publicado

2010-12-14

Como Citar

FONTINELES FILHO, P. P. ., & DA SILVA FONTINELES, I. C. . (2010). ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Linguagens, Educação E Sociedade, (23), 54–72. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464

Edição

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