ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Autores

  • MARIA DAS GRAÇAS PORTO PIRES Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • MARGARETH CORREIA FAGUNDES COSTA Universidade Federal de Pernambuco
  • LÚCIA GRACIA FERREIRA Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Escola

Resumo

Adotando o conceito de letramento como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização - processo de codificação e decodificação da escrita, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com a finalidade de compreender como se dá a prática de alfabetizar e em que medida está vinculada à proposta de letramento. Apoiadas em autores como Soares (2000, 2003); Ferreiro (2001); Bakthin, (2003); Marcuschi (1983), Smolka (1989) buscou-se analisar a importância da contextualização e do letramento no processo de alfabetização. A partir dessa pesquisa, pôde-se perceber que grande parte dos professores, não tem clareza da possibilidade de propiciar uma alfabetização na perspectiva do letramento. A pesquisa também revelou que esses profissionais não receberam suporte teórico - metodológico nos seus cursos de formação profissional que os preparassem para a importante tarefa de alfabetizar, propiciando também o letramento. Assim, pôde-se depreender a urgência da discussão e incorporação de conceitos de alfabetização para além da aquisição do código escrito e de letramento como práticas sociais de usos da língua.

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Biografia do Autor

MARIA DAS GRAÇAS PORTO PIRES, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga e Pós-graduanda (lato sensu) em Linguagem: pesquisa e ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 

MARGARETH CORREIA FAGUNDES COSTA, Universidade Federal de Pernambuco

Professora auxiliar da UESB; Especialista em Alfabetização pela UESB. Mestranda em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

LÚCIA GRACIA FERREIRA, Universidade do Estado da Bahia

Pedagoga e Pós-graduanda (lato sensu) em Linguagem: pesquisa e ensino pela UESB; Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia.

Referências

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Publicado

2007-12-12

Como Citar

GRAÇAS PORTO PIRES, M. D. ., CORREIA FAGUNDES COSTA, M. ., & GRACIA FERREIRA, L. . (2007). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 63–72. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1434

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