A (IN) SATISFAÇÃO DE SER PROFESSOR: SABERES MOBILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Saberes, Práticas Pedagógicas, Pesquisa ColaborativaResumo
Em se tratando do contexto escolar, temos atores que há muito são vistos como os detentores de uma prática pautada na sabedoria, na ética e que reiteram as mudanças exigidas pela sociedade - os professores. São esses atores que dinamizam toda a sistemática de (re)elaborar os conhecimentos, as novas tecnologias, os anseios e questionamentos da sociedade. Esse novo cenário atinge os docentes em diversos âmbitos, sejam nas suas práticas pedagógicas, sejam na maneira de refletir sobre o seu saber-fazer. Dessa forma, constata- se a necessidade de refletir junto aos professores qual seu papel nesse contexto, quais os saberes necessários a sua prática. Procurou-se investigar os saberes docentes que fundamentam a prática dos professores do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente -CAIC na cidade de Teresina - PI. Para a apreensão dessa proposta, utilizou-se a Pesquisa Colaborativa. Os docentes do CAIC tiveram a oportunidade de expressarem o que é ser professor e expressar quais saberes utilizam no cotidiano de suas atividades docentes. Os saberes da experiência foram bastante evidenciados nas falas dos pesquisados. Portanto, para esses educadores, a experiência contribui para uma tomada de posição segura, ou seja, diante das mais diversas situações que se deparam, no cotidiano escolar, as suas ações advém de um saber construído ao longo dos anos de profissão docente.
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