EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Autores

  • RENATA CRISTINA DA CUNHA Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Educação e emancipação

Resumo

Theodor W. Adorno , filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão, nascido em Frankfurt, em 1903, foi um dos principais expoentes da Escola de Frankfurt, contribuindo para o renascimento intelectual da Alemanha após a II Guerra Mundial. Juntamente com Max Horkheimer, elaborou a teoria da importância do desenvolvimento estético para a evolução histórica. A filosofia de Adorno é considerada uma das mais complexas do século XX e fundamenta-se na perspectiva da dialética. As principais obras dele são Kierkegaard: a construção do estético (1933), A Idéia de História Natural (1932), Minima Moralia (1945), Dialética do Esclarecimento (1947), Dialética Negativa (1966) e Teoria Estética (1970), publicada postumamente. O autor, falecido na Suíça em 1969, é reconhecido como um dos grandes pensadores comprometidos com o trabalho social como alternativa possível para o capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RENATA CRISTINA DA CUNHA, Universidad Federal de Piauí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), Especialista em Docência do Ensino Superior (UFPI) e Língua Inglesa (UESPI), Graduada em Pedagogia (UFPI) e Letras- Inglês (UESPI). 

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2. ed. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.190p.

Downloads

Publicado

2007-12-12

Como Citar

DA CUNHA, R. C. . (2007). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 95–99. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1426

Edição

Seção

Resenha

Artigos Semelhantes

<< < 69 70 71 72 73 74 75 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)