A ARTE NA SENSIBILIDADE DO PENSAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • GABRIELA DE ANGELIS BARROS Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Arte, Educação, Sensibilização

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar o potencial educativo da arte no ambiente escolar, como contribuição na sensibilização do pensamento do educando. O tema relaciona a função social da arte na sociedade e a exteriorização do pensamento humano, através da criação de formas e símbolos que estão incorporados no mundo do trabalho, e que interfere sensivelmente na produção artística. Por esta razão, o presente estudo verificou que a arte contribui sensivelmente com o desenvolvimento educacional dos alunos, pois ela tem um papel significativo no processo criativo na formação do pensamento. Desta forma, evidencia que a arte, como campo de conhecimento, está conectada com a apreensão da realidade e deve estar inserida no processo educacional, como formadora de valores e opiniões que contribuem na formação do pensamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GABRIELA DE ANGELIS BARROS, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Rede Municipal de Ensino de Maringá, pedagoga do Estado do Paraná, professora da Faculdade FAINSEP (Maingá) e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Paraná.

Referências

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1985.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação? 6. ed. Campinas: Papirus, 1991.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

LANIER, Vincent. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 43- 55.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. A estética de uma ética sem barreiras. In: ANDRIES, André (Org.). Caderno de textos: educação, arte, inclusão. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p.11-17, 2002.

MENEZES, Izabel Dantas. Arte em movimento: a potencialidade da arte na formação de educadores. Revista da FAEEBA. Educação na contemporaneidade, Salvador, v.15, n. 25, p. 185-200, jan./jun. 2006.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Interações sociais e desenvolvimento: a perspectiva sócio-histórica. Cadernos Cedes. Implicações Pedagógicas do Modelo Histórico Cultural, São Paulo, n. 35, p. 51-63, 1995.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte e educação política: Resistir sim! Curitiba: Escola de Música e Belas-Artes do Paraná. Anais IV Fórum de Pesquisa Científica em arte, 2006.

______. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleção polêmicas do nosso tempo, 84).

______. A arte no cotidiano: consciência e autoconsciência. Curitiba: Escola de Música e Belas-Artes do Paraná. Anais IV Fórum de Pesquisa Científica em arte, 2005.

PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? 5. ed. São Paulo: Summus, 1973.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1958.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As idéias estéticas de Marx. 2. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1978.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2012-12-11

Como Citar

BARROS, G. D. A. . (2012). A ARTE NA SENSIBILIDADE DO PENSAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (24), 93–112. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1419

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.