PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação

Autores

  • JÚLIO RIBEIRO SOARES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, Atividade, Videografia, Autoconfrontação

Resumo

O nosso principal objetivo, neste trabalho, consiste em discutir o uso da metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação, focando especialmente dois pontos: o uso de imagens videográficas; e o papel do pesquisador e de um colega de profissão nas sessões de autoconfrontação. Essa discussão se faz necessária porque muitos pesquisadores, especialmente das áreas das Ciências Humanas e Sociais, inclusive no campo da Educação, têm se preocupado em estudar a realidade, como no caso do fenômeno educativo, a partir da dimensão concreta que a constitui, levando em conta seus elementos objetivos e subjetivos. São pesquisadores que, em seus estudos, consideram que a realidade é uma totalidade constituída a partir da articulação de elementos de contradição e mediação. É nessa perspectiva, portanto, que entendemos que a importância do uso de imagens videográficas na pesquisa de autoconfrontação com professores passa, necessariamente, pelo modo como o sujeito da pesquisa é mediado pelos questionamentos do pesquisador e até do colega de profissão que, ao ser convidado, participa das sessões de autoconfrontação cruzada.

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Biografia do Autor

JÚLIO RIBEIRO SOARES, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação: psicologia da educação pela PUC/SP. 

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

SOARES, J. R. . (2012). PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 135–148. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409

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