MEMÓRIAS EVOCADAS: PRIMÓRDIOS DO GRUPO ESCOLAR DE LOMBA GRANDE – NOVO HAMBURGO/RS – (1942)

Autores

  • JOSÉ EDIMAR DE SOUZA Universidad de Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Grupo Escolar, Ensino Rural, Memória

Resumo

A história da educação, principalmente a história regional, representa um campo empírico rico e ainda pouco explorado. Nos vilarejos que foram fundados pelos colonos alemães a Escola figurava o cenário indispensável ao lado da Igreja e Cemitério, sendo, nestes casos, o professor oriundo da própria comunidade. Este estudo objetiva compreender os primórdios do ensino rural em Lomba Grande (Novo Hamburgo/RS), particularmente a implantação do Grupo Escolar, a partir das memórias das professoras Maria Gersy Höher Thiesen e Arlete Timm. O contexto em que as memórias emergem diz da relação que se estabelece entre o contexto e a cultura escolar de um determinado tempo e lugar. A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, tendo as narrativas e imagens como documentos. Analisa memórias das professoras no seu tempo escolar, como alunas do Grupo Escolar que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. O arraigamento à cultura local representou um conjunto de significados partilhados e construídos para conhecer um pouco sobre a singularidade dos Grupos Escolares em horizontes rurais, aspecto que era típico dos grandes centros urbanos. Contudo, as imagens e memórias evocadas pelas professoras permitiram restituir e compreender o processo de instalação e as diferentes nomenclaturas que recebeu o Instituto de Educação Madre Benícia, único Grupo Escolar rural de Novo Hamburgo.

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Biografia do Autor

JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, Universidad de Vale do Rio dos Sinos

Graduado em História, Mestre em Educação e Doutorando em Educação – UNISINOS, bolsista CAPES/Proex. 

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Publicado

2012-06-11

Como Citar

DE SOUZA, J. E. . (2012). MEMÓRIAS EVOCADAS: PRIMÓRDIOS DO GRUPO ESCOLAR DE LOMBA GRANDE – NOVO HAMBURGO/RS – (1942). Linguagens, Educação E Sociedade, (26), 87–106. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1395

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