AS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS SOBRE O SER JOVEM: UMA PESQUISA SOCIOPOÉTICA

Autores

  • SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD Universidade Federal do Piauí
  • CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO Universidad Federal de Piauí
  • KATHIA RAQUEL PIAUILINO SANTOS Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Jovens, Colégio Técnico, Sociopoética

Resumo

Nesse texto, apresentamos o momento filosófico da pesquisa sociopoética sobre “o que é ser jovem” para alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Bom Jesus, CTBJ/PI. Esses alunos despertaram nossos interesses porque em sua maioria estão com idades entre 15 e 17 anos, migraram de suas pequenas cidades para Bom Jesus a fim de cursarem o Ensino Médio concomitante ao Ensino Técnico de Enfermagem. O objetivo geral da pesquisa: analisar o pensamento dos jovens estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do CTBJ por meio da produção de confetos (conceitos+afetos) sobre o tema “o que é ser jovem”. Tendo como objetivos específicos: identificar os confetos sobre o ser jovem; perceber as principais problemáticas vivenciadas por estes jovens sobre o que é ser jovem; identificar outros modos de pensar o ser jovem para além das representações construídas historicamente. A pesquisa foi fundamentada em: Abramo (1994), Bourdieu (1998), Ariès (1986), Bomfim (1996), Levi e Schmitt (1996), Melucci (1998), Schindler (1996), Silveira (2004), Pais (2003), dentre outros. O pensamento do grupo expresso nos confetos e problemáticas apresentou-se em duas linhas. A primeira linha Jeitos de ser jovem problematizou o jovem em bando, o jovem nas relações de ficar e/ou namorar, a dimensão do tempo e da liberdade. A segunda linha, As problemáticas dos Alunos sobre Ser Jovem, se apresentou em duas dimensões: Relação dos jovens com os pais e a Relação dos jovens com os estudos. Esse trabalho possibilitou conhecer e adentrar em parte do universo pretendido, interferindo diretamente nas práticas das pesquisadoras enquanto professoras desta instituição de ensino.

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Biografia do Autor

SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação Brasileira pela UFC. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Participa do Observatório das Juventudes, Cultura de Paz e Violências nas Escolas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Cidadania.

CRISTIANNE TEIXEIRA CARNEIRO, Universidad Federal de Piauí

Mestra em Educação pela UFPI. Professora do Colégio Técnico de Bom Jesus.

KATHIA RAQUEL PIAUILINO SANTOS, Universidad Federal de Piauí

Mestra em Educação pela Universidad Federal de Piauí. Professora do Colégio Técnico de Bom Jesus. 

Referências

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

COSTA ADAD, S. J. H. ., TEIXEIRA CARNEIRO, C. ., & PIAUILINO SANTOS, K. R. . (2013). AS LINHAS DO PENSAMENTO DOS JOVENS SOBRE O SER JOVEM: UMA PESQUISA SOCIOPOÉTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 131–160. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1366

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