TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ

Autores

  • KRÍCIA DE SOUSA SILVA universidade Federal do Piauí
  • SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Juventudes, Aprender, Movimento, Skate, Sociopoética

Resumo

Este trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KRÍCIA DE SOUSA SILVA, universidade Federal do Piauí

Pedagoga e mestranda em Educação pela universidade Federal do Piauí – UFPI.

SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD , Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – Ppged.  

Referências

ADAD, Shara Jane Holanda Costa de. A sociopoética e os cinco princípios: a filosofia dos corpos misturados na pesquisa em educação. In: ______ et al. (Org.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos para pesquisar, ensinar e aprender com a sociopoética. Fortaleza: Eduece, 2014. p. 43-59.

______. Corpos de rua: cartografia dos saberes juvenis e o sociopoetizar do desejo dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

BRANDÃO, Leonardo. A cidade e a tribo skatista: juventude, cotidiano e práticas corporais na história cultural. Doutorados: ED. UFGD, 2011. 160 p.

CARNEIRO, Cristianne Teixeira. Sociopoetizando o ser jovem nas linhas do pensamento dos jovens do curso técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Bom Jesus – PI. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2013.

DELEUZE, Giles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34 Ltda., 1992.

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Série Pensadores & Educação).

GAUTHIER, Jacques. O Oco do Vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: CRV, 2012.

______. Sociopoética: o livro do iniciante e do orientador. Edição Eletrônica. 2009.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução de Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ:Vozes, 2006.

MARTINS, Carlos Henrique dos Santos. Cultura Popular e Educação: O que a escola tem a ver com isso? In: SILVA, René Marc da C. (Org.). Cultura Popular e Educação – Salto para o Futuro.Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005.

PETIT, Sandra Haydée. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa et al. (Org.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos para pesquisar, ensinar e aprender com a sociopoética. Fortaleza: Eduece, 2014.

SANTOS, Vanessa Nunes dos. Sociopoetizando a Filosofia de jovens sobre as violências e a relação com a convivência na escola, em Teresina – PI. 2014. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2014.

SANTOS, Maria Dilma de Andrade Viera dos. Jovens circenses na corda bamba: confetos sobre o riso e corpo na educação em movimento. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2014.

SALAZAR, Roberto. PM confunde skate com arma e atira em jovem. Meia hora de notícias, Rio de janeiro, 6 nov. 2015. p. 14.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

DE SOUSA SILVA, K. ., & COSTA ADAD , S. J. H. . (2017). TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 123-137. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223

Edição

Seção

Artigos