EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRANDO ESCOLA E COMUNIDADE RURAL
Palavras-chave:
Educação ambiental, escola, comunidade ruralResumo
Neste trabalho realizou-se o estudo das condições sócio-econômicas e ambientais da comunidade rural de Val de Serra, município de Júlio de Castilhos – RS, bem como a implementação de um programa de Educação Ambiental na escola local (Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim José da Silva Xavier). O programa de Educação Ambiental consistiu na realização de palestras, caminhadas ecológicas, exibição de filmes educativos, visita a colégio agrícola e a uma cooperativa de reciclagem de lixo. Foi desenvolvido com a participação da comunidade local, além de funcionários de órgãos técnicos e administrativos municipais e estaduais (Clube de Mães, Círculo de Pais e Mestres, EMATER e Prefeitura Municipal), o que permitiu a adoção da coleta seletiva de lixo na comunidade.
Downloads
Referências
BRASIL . Lei Federal Nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde - PCN / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990.
GUIMARÃES, R. P., Desenvolvimento sustentável: da retórica à formulação de políticas públicas. In BECKER; B. K.; MIRANDA, M.Ageografia do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1997.
MEDINA, N. M. Elementos para introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º Grau. In: Amazônia uma proposta interdisciplinar de educação ambiental: documentos metodológicos. Brasília: IBAMA, 1994.
MORAES, E. C.Aconstrução do conhecimento integrado diante do desafio ambiental: uma estratégia educacional. In In: NOAL, F. O. et ali.(orgs). Tendências da EducaçãoAmbiental brasileira.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.
REIGOTA, M. Meio Ambiente e representações sociais. São Paulo : Cortez, 1994.
RIO GRANDE DO SULLei Estadual Nº 11.730 de 09 de janeiro de 2002. Institui a Política Estadual de EducaçãoAmbiental e cria o Programa Estadual de EducaçãoAmbiental.
SACHS, I., Desenvolvimento sustentável. Brasília: Instituto Brasileiro do MeioAmbiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Brasília. 1996.
SOUZA, M. A., SANTOS, M., SCARLATO, F. D., ARROYO, M., O novo mapa do mundo – Natureza e sociedade: uma leitura geográfica. 3. ed. São Paulo: Hucitec. 1997.
STOREY, C. In: NOAL, F. O. et al. (orgs). Tendências da Educação Ambiental brasileira. EDUNISC,Santa Cruz do Sul. 1998.
VAZ, D. M.,EducaçãoAmbiental: uma proposta de interdisciplinaridade nas escolas. 1998. 36f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) Universidade Federal de Santa Maria, 1998.
VIEIRA, P. F., HOGAN, D. J., (orgs.) Dilemas sócio-ambientais e desenvolvimento sustentável. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 1995.