EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRANDO ESCOLA E COMUNIDADE RURAL

Autores

  • ELIZABETE PICADA EMANUELLI
  • DJALMA DIAS DA SILVEIRA Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação ambiental, escola, comunidade rural

Resumo

Neste trabalho realizou-se o estudo das condições sócio-econômicas e ambientais da comunidade rural de Val de Serra, município de Júlio de Castilhos – RS, bem como a implementação de um programa de Educação Ambiental na escola local (Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim José da Silva Xavier). O programa de Educação Ambiental consistiu na realização de palestras, caminhadas ecológicas, exibição de filmes educativos, visita a colégio agrícola e a uma cooperativa de reciclagem de lixo. Foi desenvolvido com a participação da comunidade local, além de funcionários de órgãos técnicos e administrativos municipais e estaduais (Clube de Mães, Círculo de Pais e Mestres, EMATER e Prefeitura Municipal), o que permitiu a adoção da coleta seletiva de lixo na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIZABETE PICADA EMANUELLI

Naturalista, Especialista em Educação Ambiental, Professor colaborador na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim José da Silva Xavier.

DJALMA DIAS DA SILVEIRA, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Químico, Doutor, Prof. Adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria – RS.

Referências

BRASIL . Lei Federal Nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde - PCN / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990.

GUIMARÃES, R. P., Desenvolvimento sustentável: da retórica à formulação de políticas públicas. In BECKER; B. K.; MIRANDA, M.Ageografia do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1997.

MEDINA, N. M. Elementos para introdução da dimensão ambiental na educação escolar – 1º Grau. In: Amazônia uma proposta interdisciplinar de educação ambiental: documentos metodológicos. Brasília: IBAMA, 1994.

MORAES, E. C.Aconstrução do conhecimento integrado diante do desafio ambiental: uma estratégia educacional. In In: NOAL, F. O. et ali.(orgs). Tendências da EducaçãoAmbiental brasileira.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e representações sociais. São Paulo : Cortez, 1994.

RIO GRANDE DO SULLei Estadual Nº 11.730 de 09 de janeiro de 2002. Institui a Política Estadual de EducaçãoAmbiental e cria o Programa Estadual de EducaçãoAmbiental.

SACHS, I., Desenvolvimento sustentável. Brasília: Instituto Brasileiro do MeioAmbiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Brasília. 1996.

SOUZA, M. A., SANTOS, M., SCARLATO, F. D., ARROYO, M., O novo mapa do mundo – Natureza e sociedade: uma leitura geográfica. 3. ed. São Paulo: Hucitec. 1997.

STOREY, C. In: NOAL, F. O. et al. (orgs). Tendências da Educação Ambiental brasileira. EDUNISC,Santa Cruz do Sul. 1998.

VAZ, D. M.,EducaçãoAmbiental: uma proposta de interdisciplinaridade nas escolas. 1998. 36f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) Universidade Federal de Santa Maria, 1998.

VIEIRA, P. F., HOGAN, D. J., (orgs.) Dilemas sócio-ambientais e desenvolvimento sustentável. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 1995.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

PICADA EMANUELLI, E. ., & DIAS DA SILVEIRA, D. . (2004). EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRANDO ESCOLA E COMUNIDADE RURAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (11), 58-64. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1582

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.