A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E A CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO JURISTA: uma pesquisa sociopoética com jovens estudantes de Direito do Distrito Federal

Autores

  • MARTA GAMA Universidade de Brasília
  • JOSÉ GERALDO DE SOUSA JÚNIOR Universidade de Brasília

Palavras-chave:

jovens, arte, formação do jurista, criação de conceitos, sociopoética

Resumo

O presente artigo traz os resultados parciais da investigação de doutorado “Percurso em Direito e Arte em uma abordagem Sociopoética”, realizada com jovens estudantes de Direito do Distrito Federal, no período de abril de 2012 a fevereiro de 2013, com o propósito de investigar o que pode a arte na formação do jurista. A abordagem sociopoética de pesquisa, que tem a experiência artística como dispositivo disruptor, um dos seus princípios, foi o caminho metodológico empregado no curso-pesquisa, que oportunizou aos estudantes Formação em Direito e Arte e produção dos dados. O Percurso realizado sugere que a experiência artística, pela violência com que afeta as subjetividades, deslocando-as da sua zona de acomodação, promove o ato de pensar, que, no dizer de Deleuze e Guattari (2010), nada tem de ordinário, pois somente ocorre diante da brutalidade, da violência, que nos retira da opinião, da representação, da recognição. É no encontro com o caos, a partir dessa violência, que somos provocados a pensar e a criar. Nesse sentido, a experiência artística revela-se um potente dispositivo na formação do jurista, porque, promovendo o ato de pensar e a ruptura com a recognição, oportuniza a criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARTA GAMA, Universidade de Brasília

Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Católica do Salvador - UCSal (1992); Mestrado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2007). Desde o ano de 2004 desenvolve pesquisa no campo de Direito e Arte. 

JOSÉ GERALDO DE SOUSA JÚNIOR, Universidade de Brasília

Professor Associado I da Universidade de Brasília-UnB. Ex-Reitor da Universidade de Brasília-UnB (2008 2012). Jurista, pesquisador de temas relacionados aos Direitos Humanos e cidadania, José Geraldo de Sousa Junior é um dos autores do projeto Direito Achado na Rua, grupo de pesquisa registrado no CNPq com mais de 45 pesquisadores envolvidos. 

Referências

ADAD, Shara Jane Holanda Costa; PETIT, Sandra Haydée. Ideias sobre confetos e o diferencial da sociopoética. Entrelugares. Revista de Sociopoética e abordagens afins, v. 1, n. 2, mar./ago. 2009. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/sandraeshara-artigos.pdf>. Acessado em: 2 mai. 2010.

AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos: história moral e de amor. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1997.

_____. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec/ UnB, 2002.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução Ruth Joffily Dias e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

_____. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 28 de Novembro de 1974 – Como criar para si um Corpo Sem Órgãos. In: _____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 3. Tradução Aurélio Guerra Neto et al. São Paulo:Editora 34, 2007a. p. 9-29.

______. 12.1227 – Tratado da nomadologia: a máquina de guerra. In: _____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 2007b. p. 11-110.

_____. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

_____. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

GAUTHIER, Jacques. Sociopoética: encontro entre a arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais enfermagem e educação. Rio de Janeiro: Editora Escola Anna Nery/UFRJ, 1999.

______. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: Editora CRV, 2012.

GIL, José. Abrir o corpo. In: FONSECA, Tânia Mara Galil; ENGELMAN, Selda (Orgs.). Corpo, arte e clínica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 13-28.

GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34,1992.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Vozes, 1997.

NIETZSHCE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

_____. A gaia ciência. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo:Companhia das Letras, 2001.

_____. Fragmentos póstumos 1887-1889. Volume VII. São Paulo: Editora Forense Universitária, 2012.

ROLNIK, Suely. “Fale com ele” ou como tratar um corpo em coma. In: FONSECA, Tânia Mara Galli; ENGELMAN, Selda. (Orgs.). Corpo, arte e clínica. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2004. p. 231-238.

_____. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

SCHOPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Edusp, 2004.

SPINOSA, Beneditus de. Ética. Tradução Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

WARAT, Luis Alberto; ENTELMAN, Ricardo. Derecho al derecho. Buenos Aires, 1970.

_____. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. v. I. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires José Rover et al. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.

VASCONCELOS, Jorge. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não filosofia. Educ. Soc. Campinas. v. 26, n. 93, p. 1217-1227, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000400007&script=sci_arttext>. Acessado em: 3 jan. 2010.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

GAMA, M. ., & DE SOUSA JÚNIOR, J. G. . (2013). A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E A CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO JURISTA: uma pesquisa sociopoética com jovens estudantes de Direito do Distrito Federal. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 357-392. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1354

Edição

Seção

Artigos