DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação

Autores

  • HELENICE MIRABELLI CASSINO FERREIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • MARIA LUIZA MAGALHÃES BASTOS OSWALD Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

juventude, mobilidade, ubiquidade, práticas pedagógicas

Resumo

As tecnologias móveis e ubíquas podem representar uma inovação nas práticas pedagógicas, ampliando os espaços/tempos de aprendizagem para além das salas de aula e corroborando as já instauradas dinâmicas de colaboração e interatividade, características da cultura digital vigente. De que modo isso pode ocorrer? Que condições são necessárias para que essa aprendizagem aconteça? Que práticas podem ser inseridas nos processos escolares para favorecer essas dinâmicas? Como introduzir essas práticas sem que a “didatização” dos meios pese sobre a espontaneidade dos jovens estudantes? São perguntas que ainda confundem e angustiam aqueles que se propõem a estudar essas questões e estamos apenas começando a “puxar o fio da meada” que desfiará outras tantas perguntas. Longe de querer respostas definitivas, as perguntas servem para orientar nossas preocupações e ações no sentido de procurar práticas mais condizentes com os tempos atuais.

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Biografia do Autor

HELENICE MIRABELLI CASSINO FERREIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; integrante do Grupo de Pesquisa “Infância, Juventude, Educação e Cultura”. Bolsista Faperj.

MARIA LUIZA MAGALHÃES BASTOS OSWALD, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; coordenadora do projeto “Educação e processos comunicacionais pós-massivos: implicações para práticas educativas em espaços formais e não-formais de educação”; líder do GRPESq “Infância, Juventude, Educação e Cultura”; Bolsista PróCiência UERJ/FAPERJ. 

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

CASSINO FERREIRA, H. M. ., & BASTOS OSWALD, M. L. M. . (2013). DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 157–178. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346

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