DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação

Autores

  • HELENICE MIRABELLI CASSINO FERREIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • MARIA LUIZA MAGALHÃES BASTOS OSWALD Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

juventude, mobilidade, ubiquidade, práticas pedagógicas

Resumo

As tecnologias móveis e ubíquas podem representar uma inovação nas práticas pedagógicas, ampliando os espaços/tempos de aprendizagem para além das salas de aula e corroborando as já instauradas dinâmicas de colaboração e interatividade, características da cultura digital vigente. De que modo isso pode ocorrer? Que condições são necessárias para que essa aprendizagem aconteça? Que práticas podem ser inseridas nos processos escolares para favorecer essas dinâmicas? Como introduzir essas práticas sem que a “didatização” dos meios pese sobre a espontaneidade dos jovens estudantes? São perguntas que ainda confundem e angustiam aqueles que se propõem a estudar essas questões e estamos apenas começando a “puxar o fio da meada” que desfiará outras tantas perguntas. Longe de querer respostas definitivas, as perguntas servem para orientar nossas preocupações e ações no sentido de procurar práticas mais condizentes com os tempos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HELENICE MIRABELLI CASSINO FERREIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; integrante do Grupo de Pesquisa “Infância, Juventude, Educação e Cultura”. Bolsista Faperj.

MARIA LUIZA MAGALHÃES BASTOS OSWALD, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; coordenadora do projeto “Educação e processos comunicacionais pós-massivos: implicações para práticas educativas em espaços formais e não-formais de educação”; líder do GRPESq “Infância, Juventude, Educação e Cultura”; Bolsista PróCiência UERJ/FAPERJ. 

Referências

ABREU, Rosane e NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as relações dos professores. Paidéia, v.16, n. 33, p. 193-203, 2006.. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a07.pdf Acessado em 03 mar 2009.

ARTOPOULUS, Alejandro. Notas sobre a cultura juvenil móvel na América Latina. In: BIEGUELMAN, Giselle e LA FERLA, Jorge (Orgs.). Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Editora Senac, 2011.

LATOUR, B. On technical mediation. Philosophy, sociology, genealogy. In: Common Knowledge, fall, v. 3, n. 2, 1994. Disponível em http://www.brunolatour.fr/articles/article/54 TECHNIQUES-GB.pdf.

LAW, J. Notes on the theory of the actor-network: ordering, strategy and eterogeneity. In: Systems Practice 5(4): 379-393. 1992. Disponível em: http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/papers/Law-Notes-on-ANT.pdf.

LEMOS, André. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, São Paulo, USP,ano 1, n. 1, 2007.

_____. Infraestrutura para a cultura digital. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio (Orgs.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue,2009(a). Disponível em: http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/

_____. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, Eugênio e CAZELOTO, Edilson (Orgs.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009(b). Disponível em: http://abciber.org/publicacoes/livro1 Acesso em 01/02/2011.

_____. Cultura da mobilidade. Revista FAMECOS,Porto Alegre, n.40,2009(c).

_____ e LÈVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

REGIS, Fátima. Práticas de comunicação e desenvolvimento cognitivo na cibercultura. In: XIX Encontro da Compós, UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.

RUSSEL, B. (1999). A Headmap Manifesto. In: Headmap.Org: http://www.headmap.org http://technoccult.net/library/headmap-manifesto.pdf

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras / FAPESP, 2005.

_____. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

_____. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

_____. As ambivalências das mídias móveis e locativas. In: BIEGUELMAN, Giselle e LA FERLA, Jorge (Orgs.). Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Editora Senac, 2011.

SANTOS, Edméa. Cibercultura: o que muda na educação. In: Programa Salto para o Futuro. Entrevista concedida em 11 de jan de 2011.Disponível em: http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?-cod_Entrevista=119

_____. Pesquisando com a mobilidade ubíqua em redes sociais da internet: um case com o twitter. Comciência, n. 135, 10 fev 2012. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&tipo=dossie

SILVA, Marco. Educação presencial e online: sugestões de interatividade na cibercultura. In: TRIVINHO, Eugênio e CAZELOTO, Edilson (Orgs.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009. Disponível em http://abciber.org/publicacoes/livro1 Acesso em 01/02/2011

THIESEN, Juares da Silva. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educação em Revista, v. 27, n. 1, Belo Horizonte, abr.il 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000100011&script=sci_arttext Acesso em 03/08/2013.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

CASSINO FERREIRA, H. M. ., & BASTOS OSWALD, M. L. M. . (2013). DINÂMICAS DE UMA JUVENTUDE CONECTADA: desafios para a educação. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 157-178. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1346

Edição

Seção

Artigos