LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO AGENTE NARRADOR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA EM TANGO DE CARLOS SAURA

Autores

  • JULIANA DE ABREU WERNER Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8715

Palavras-chave:

linguagem cinematográfica, Dramaturgia, Aspectos técnicos

Resumo

Buenos Aires. Metade do século dezenove. Uma política de fomento à imigração europeia traz às terras portenhas mais de seis milhões de imigrantes. Ao contrário do que o governo argentino esperava, as que compunham esse cenário não eram pessoas requintadas, conhecedoras de arte e ciência, muito menos mão de obra qualificada. Os imigrantes de pouca instrução e de poucos meios que passaram a fazer parte da população residente nos arrabais portenhos, assolados pela saudade de suas terras, buscando no ambiente prostibulário por uma natural comunhão, dão origem ao tango nas últimas décadas do século dezenove. Por volta da mesma época, os irmãos Lumière produzem o invento que chamariam de cinematógrafo, palavra de raiz grega que significa “registro do movimento”. Portanto, percebo o tango e o cinema como expressões contemporâneas. Esse artigo propõe analisar de que maneira a linguagem cinematográfica, bem como as escolhas estéticas do cineasta atuam como agente narrador de história e memória em Tango de Carlos Saura. Usando o aporte teórico dos Estudos Culturais e entendendo as produções cinematográficas como artefatos pedagógicos, busco perceber quais são os sentidos produzidos sobre o tango argentino na narrativa construída por Saura. Inicio meu exercício analítico a partir de um olhar atento sobre os elementos técnicos de cenário, iluminação e figurino empregados na construção da obra. Somado a isso, a linguagem cinematográfica utilizada por Saura, perceptível por meio dos planos, ângulos e movimentação de câmera, também são aspectos importantes que compreendem a análise.

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Biografia do Autor

JULIANA DE ABREU WERNER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação – Linha de pesquisa Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Núcleo de Estudos em Estética e Educação – FLOEMA.

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

DE ABREU WERNER, J. . (2014). LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO AGENTE NARRADOR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA EM TANGO DE CARLOS SAURA. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 127–148. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8715

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