DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS

Autores

  • NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • NÚBIA REGINA MOREIRA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • MARIA CRISTINA DANTAS PINA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Prática educativa, Metodologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar definições de prática em diferentes perspectivas sócioeducacionais. O interesse nasce do fato de sermos professoras de prática de ensino na graduação, pesquisadoras e orientadoras no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e percebermos a necessidade de definição teórica para orientar as nossas atividades e dos nossos estudantes. Observamos que este movimento é fundamental para a qualificação teóricometodológica das pesquisas que têm como temática as práticas educativas, entendendo-as tanto nos espaços formais e não formais de educação. Nossa tentativa, também, a partir desse texto, é arriscar “tipificar” a prática educativa para subsidiar os estudos que tenham como norte as práticas.

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Biografia do Autor

NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em educação e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educacionais (GEPPE). 

NÚBIA REGINA MOREIRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Sociologia e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educacionais (GEPPE). 

MARIA CRISTINA DANTAS PINA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), líder do Grupo de Estudos e pesquisa em Ensino de História: historiografia, sujeitos, práticas e livro didático (Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (LAPEH). 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

DE CASTRO CRUSOÉ, N. M. ., MOREIRA, N. R. ., & DANTAS PINA, M. C. . (2014). DEFINIÇÕES DE PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCACIONAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 46–63. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1301

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