EDUCAÇÃO E DIFERENÇA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • DINAMARA GARCIA FELDENS
  • MARY BARRETO DÓRIA
  • JOSÉ LAERTON DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8627

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Professores

Resumo

Este artigo nasce como fruto da pesquisa “Entre experiências e compreensões: cartografias da formação de professores”, pesquisa financiada pelo CNPq, realizada nos períodos de julho de 2012 a julho de 2013. Pretende-se aqui, refletir e dissertar sobre a formação de professores a partir da filosofia da diferença, mais especificamente à partir da filosofia produzida pelo filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995). Busca-se assim, pensar a formação de professores e os processos educativos a partir de outros olhares, na tentativa de propor outros caminhos para a trajetória da educação. Não objetiva-se aqui, instituir verdades, mas, sobretudo, objetiva-se ampliar o olhar para as infinitas possibilidades do real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro:Ed. 34, 1995. v. 1.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v. 3.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997. v. 4.

______. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2006.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução José Gabriel Cunha. Lisboa, PT: Relógio D’água, 2004.

FELDENS, Dinamara G. Cartografias da ditadura e suas moralidades: os seres que aprendemos a ser. Maceió. Ed. UFAL, 2008.

SANTANA, Anthony F.Torres. Diversos Tons, Lugares Dissonantes: Movimento Estético do Ensinar. Aracaju, SE, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, UNIT.

MATURANA, Humberto. O que é ensinar? Quem é um professor? Transcrito do trecho final da aula de encerramento de Humberto Maturana no curso de Biologia Del Conocer, Facultad de Ciencias, Universidad de Chile, Santiago, em 27/07/90. Gravado por Cristina Magro; transcrito por Nelson Vaz. Disponível em: < www.biologiadoamar.com.br/oqueeensinar.doc >. Acesso em: 02. mar. 2011.

DELEUZE, Gilles. Abecedário de Gilles Deleuze. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/7134415/o-Abecedario-de-Gilles-Deleuze-Transcricao-completa >. Acesso em: 05. mar.2011.

PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. São Paulo: PUC/SP/PPG Educação – Supervisão e Currículo, 1996. (Tese de Doutorado).

_____. FARINA, Cynthia. Modulações do sensível. Políticas da experiência estética atual. Revista de Estudios Transdisciplinarios RET, v. 1, p. 127-148, 2009.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

GARCIA FELDENS, D., BARRETO DÓRIA, M. ., & LAERTON DA SILVA, J. . (2015). EDUCAÇÃO E DIFERENÇA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 99–116. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8627

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.