POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • VALDETE CÔCO Universidade Federal Fluminense
  • SILVANA VENTORIM Universidade Federal do Espírito Santo
  • KALLYNE KAFURI ALVES Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8626

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Infantil, Docência, Políticas Educacionais

Resumo

Este estudo, integrante de uma pesquisa mais ampla sobre a configuração da Educação Infantil (EI), tematiza a formação continuada (FC) voltada aos docentes atuantes neste campo educacional, observando-se principalmente as iniciativas empreendidas nas políticas públicas. Com um referencial teórico-metodológico bakhtiniano, sintetiza um quadro de referências pautadas para o desenvolvimento de políticas públicas de FC. Dialogando estas premissas com a constituição do campo da EI, analisa iniciativas de FC desenvolvidas no Espírito Santo, em articulação com os dados nacionais sobre as funções docentes na EI. No bojo da luta pela qualificação da EI, evidencia a necessidade de observar uma dialogia da FC com a formação inicial, a constituição dos quadros funcionais e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas. As iniciativas mais próprias à FC dialogam com as políticas de reconhecimento e valorização dos profissionais, informando que os investimentos no empoderamento dos docentes estão implicados com fortalecimento da EI. Assim, a aposta na FC na EI não se efetiva de modo isolado, pois precisa associar-se a outras apostas de modo a compor um conjunto de investimentos que, articuladamente, mobilizem melhores condições para a configuração da primeira etapa da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VALDETE CÔCO, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Programa de Pós-Graduação em Educação: Linha de Pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores (PPGE/CE/UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). 

SILVANA VENTORIM, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Programa de Pós-Graduação em Educação: Linha de Pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores (PPGE/CE/UFES). Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (NEPE).

KALLYNE KAFURI ALVES, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. 

Referências

ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. IN: DALBEN, Â. I. L. de F. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Textos selecionados do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - UFMG. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ARAUJO, Gilda Cardoso de. Município, Federação e Educação: instituição e idéias políticas no Brasil. In: 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambú, MG: 2006. Anais eletrônicos. Disponível em <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT05-1909--Int.pdf>. Acesso em dezembro de 2010.

ASTORI, Fernanda Bindaco da Silva. Os sentidos das experiências compartilhadas pelas professoras em processos de formação continuada na rede municipal de ensino de Marilândia/Espírito Santo. CE/UFES. Vitória, 2014, 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. / VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1997.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BRASIL. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009b. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: http://www:planalto.gov.br/ccivil. Acessado em fevereiro de 2014.

BRASIL, MEC/SEB. Política de Educação Infantil no Brasil: Relatório de Avaliação. Brasília: MEC/SEB, 2009c. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL, MEC/SEB. Brinquedos e brincadeiras de creche. Brasília: MEC/SEB, 2012a.Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL, MEC/SEB. Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. Brasília: MEC/SEB, 2012b. Disponível em

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL, MEC/SEB. Educação Infantil: subsídios para construção de uma sistemática de avaliação. Brasília: MEC/SEB, 2012c. Disponível em<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://fne.mec.gov.br/images/doc/pne2014-20241.pdf>.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. MEC/CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006a.

BRASIL. MEC/CNE. Resolução CNE/CEB n. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 dez.2009g.

BRASIL. MEC/SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. MEC/SEB. Critérios para um atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009e. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. MEC/SEB. Dúvidas mais frequentes sobre a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. MEC/SEB. Indicadores de qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC,SEB, 2009f. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. MEC/SEB. Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006b. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. MEC/SEB. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006c. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859>. Acesso em fevereiro de 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 9, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC, 2009a.

BRZEZINSKI, Iria (Coord.). Formação de Profissionais da Educação (1997-2002).Brasília: MEC/ INEP, 2006.

CNE. Resolução CNE/CEB n. 2, de 28 de maio de 2009d. Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_cne_ceb002_2009.pdf.

CÔCO, Valdete. Formação Continuada na Educação Infantil. In: 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2010. Anais eletrônicos. Disponível em<http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT07-6078--Int.docx.pdf>. Acesso em junho de 2014.

CÔCO, Valdete. Trabalhador docente na educação infantil no Espírito Santo. In: BARTOLOZZI, Eliza; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (Org.). O trabalho docente na educação básica: o Espírito Santo em questão. Belo Horizonte, MG:Fino Traço, 2012. p. 59-80.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação inicial e continuada: a prioridade ainda postergada. In: BARTOLOZZI, Eliza; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (Org.). O trabalho docente na educação básica: o Espírito Santo em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012. p. 103-140.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá.; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GOMES, Cândido Alberto. A educação infantil no fogo cruzado das relações inter e intragovernamentais. In: BRASIL. MEC. SEB. Política de educação infantil no Brasil: Relatório de avaliação. Brasília: MEC, SEB; Unesco, 2009. p. 99-120.

LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro. Sentidos do trabalho: a educação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. A formação em contexto. In: OLIVEIRAFORMOSINHO, Julia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Formação em contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2002, p. 1- 40.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Núcleo de Publicações,CED/UFSC, 1999. (Série tese: 2).

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de (Org.). Infância (in)visível.Araraquara SP: Junqueira & Marin, 2007. p. 25 - 49.

SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SIQUEIRA, Romilson Martins. Federalização da educação infantil: Direito público e social das crianças. Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 241-254, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.esforce.org.br>. Acesso em junho de 2013.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

CÔCO, V. ., VENTORIM, S. ., & KAFURI ALVES, K. . (2015). POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 75–98. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8626

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.