AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU Universidade Estadual do Ceará
  • ANDRÉA DA COSTA SILVA Universidade Estadual do Ceará
  • SILVIA MARIA NÓBREGA-THERRIEN Universidade de Salamanca

Palavras-chave:

História de vida, Formação docente, Recordações-referências, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

Este texto evidencia as recordações-referências (JOSSO, 2002) na história de vida e formação de alunos ingressos à turma de 2013 no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir das narrativas autobiográficas. Tem como objetivo apreender as recordações-referências da história de vida e formação e suas reverberações no desenvolvimento profissional docente. Este estudo é resultado de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa para a qual se recorreu ao método do estudo de caso, tendo como instrumento de coleta a entrevista autobiográfica. O aporte teórico para as análises está fundamentado nos conceitos de autores como Ball e Goodson (1989), Finger (1989), Moita (1992), Nóvoa (1992; 1995), Josso (2002; 2007), Silva (2000), Contreras (2003). As inquietações que motivaram tal investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional: bases conceituais, experiências e trajetórias dos docentes, inserida no currículo do referido Mestrado. Adotamos como sujeitos-atores da pesquisa os mestrandos da turma 2013 do PPGE/UECE. O estudo, portanto, traz os achados acerca das recordaçõesreferências apreendidas, retratando como se formam os docentes e como se desenvolvem segundo suas próprias percepções, confrontadas à luz dos teóricos supracitados na busca de evidenciar como a história de vida e formação é reverberada no desenvolvimento profissional docente. As narrativas dos sujeitos-atores revelaram que a práxis dos mesmos no exercício da docência também é resultante da contribuição que as experiências formadoras vividas ao longo da vida se somaram aos fazeres docentes.

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Biografia do Autor

SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE – Campus Canindé.

ANDRÉA DA COSTA SILVA, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE.

SILVIA MARIA NÓBREGA-THERRIEN, Universidade de Salamanca

Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-Doutorado em educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE).

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

BARRETO DE ABREU, S. M. ., DA COSTA SILVA, A. ., & NÓBREGA-THERRIEN, S. M. . (2016). AS RECORDAÇÕES-REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: REVERBERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 23–41. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1234

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