A ESCOLA COMO AMBIENTE ACOLHEDOR NO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO SOCIAL-AFETIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DESVINCULO FAMILIAR

Autores

  • SHERLON CRISTINA DE BASTIANI Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • MARIA TERESA CERON TREVISOL Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Escola, Criança e adolescente, Desvínculo familiar

Resumo

O artigo analisa o papel/lugar da escola como um dos ambientes acolhedores de crianças e adolescentes em situação de desvinculo familiar. Em especial, na visão de 8 sujeitos que vivem em Acolhimento Institucional medida protetiva e provisória aplicada em casos em que os familiares responsáveis não oferecem as condições de proteção, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa para melhor atender a tratativa da coleta de dados com os sujeitos supracitados. Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os resultados desta pesquisa mostram que os sujeitos atribuem importância à escola e ao estudo nas suas vidas, principalmente como possibilitadores de trabalho na vida adulta. Estudos dessa natureza buscam compreender os elementos que contribuem de forma mais adequada para prever, organizar e implementar projetos e atividades de intervenção no cotidiano escolar que contribuem para melhorias no ensino e no trabalho escolar.

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Biografia do Autor

SHERLON CRISTINA DE BASTIANI, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, psicopedagoga pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, pedagoga pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. 

MARIA TERESA CERON TREVISOL, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP, docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina  - UNOESC.

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

DE BASTIANI, S. C. ., & CERON TREVISOL, M. T. . (2017). A ESCOLA COMO AMBIENTE ACOLHEDOR NO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO SOCIAL-AFETIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DESVINCULO FAMILIAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 161–178. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1225

Edição

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