GESTÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ E O USO DOS RESULTADOS DO PISA

Autores

  • NEMONE DE SOUSA PESSOA Universidad De São Paulo
  • JOVINA DA SILVA Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Gestão Educacional, PISA, Indicadores

Resumo

Este estudo resulta de uma pesquisa que buscou investigar acerca dos resultados do PISA, avaliação comparada, desenvolvida internacionalmente para compreender o processo educativo vigente no Estado, tendo em vista que as avaliações padronizadas em larga escala constituem, na atualidade, forte instrumento para a mobilização de políticas e/ou projetos que vislumbrem melhoria de indicadores educacionais. Objetivou-se, portanto, verificar em que medida os resultados de proficiência dos estudantes avaliados no estado do Piauí por meio da prova do PISA proporcionam mecanismos de conduta para a concretização de propostas educacionais que, de fato, intervenham pedagogicamente nesses indicadores. Para tanto, buscou-se referências em diversas fontes, tais como Soares Neto (2013); INEP (2015); Schwartzman (2006); SAEPI (2013), dentre outras, que mostram a experiência brasileira na promoção desse tipo de avaliação e no uso dos resultados dos testes produzidos por esse sistema educacional em âmbito nacional e local, a partir de seus objetivos declarados. Outrossim, promoveu-se discussão sobre alguns fatores, que eventualmente se estabelecem como aspectos condicionantes para a obtenção de tais indicadores resultantes desses tipos de exames e indica-se alguns modelos que devem ser adotados pela gestão educacional local, de forma a dinamizar os processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, impulsionar o sistema educacional para a melhoria da qualidade social da educação piauiense.

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Biografia do Autor

NEMONE DE SOUSA PESSOA, Universidad De São Paulo

Graduada em Matemática (USP); Mestra em Educação (UFRN); Professora da rede pública estadual de ensino do Piauí e de Graduação da Faculdade Santo Agostinho. 

JOVINA DA SILVA, Universidad Federal de Piauí

Graduada em Filosofia (UFPI), Pedagogia (FAEL) e Direito (FSA). Especialista em Avaliação Institucional (UNB) Administração Educacional (UECE) e Docência do Ensino Superior (FSA). Mestra em Educação (UFPI) e Professora de Graduação e pós-graduação da FSA.

Referências

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

DE SOUSA PESSOA, N. ., & DA SILVA, J. . (2017). GESTÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ E O USO DOS RESULTADOS DO PISA. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 82–103. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1221

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