A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA NO CONTEXTO DO IFMA SOB A ÓPTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • SUZANA ANDRÉIA SANTOS COUTINHO Universidade Federal do Maranhão
  • LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, EJA, PROEJA

Resumo

O artigo analisa a Formação Continuada de Professores que atuam no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. A pesquisa é de caráter qualitativo e envolveu as coordenadoras pedagógicas do curso técnico em Agropecuária - PROEJA. Como problema de pesquisa têm-se os seguintes: Qual a concepção de formação continuada de professores adotada no PROEJA? Quais as orientações teóricas e metodológicas que norteiam a formação continuada de professores que atuam no PROEJA? Quais as dificuldades encontradas pelos professores do PROEJA no desenvolvimento da sua prática pedagógica? Para o desenvolvimento dessa pesquisa nos fundamentamos em Alarcão (2003), Brasil (2007), Contreras (2002), Nóvoa (1991), Perrenoud (1999), Pinto (1982), dentre outros. Essa pesquisa possibilitou a constatação da importância de uma formação continuada para o exercício da prática educativa cada vez mais aprimorada em prol de um trabalho pedagógico fundamentado teórica e metodologicamente, uma vez que desses educadores são exigidos conhecimentos e práticas voltados para o desenvolvimento desses jovens e adultos que viabilizem, sobretudo, a sua permanência no ambiente escolar. A pesquisa permitiu compreender que a formação continuada se faz necessária em razão de ser um componente importantíssimo para a qualificação profissional. Desse modo, o PROEJA em seu documento base, já estabelece essa formação aos docentes como condição essencial para atuação nesse programa.

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Biografia do Autor

SUZANA ANDRÉIA SANTOS COUTINHO, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora da Universidade Federal do Maranhão – UFM. 

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

SANTOS COUTINHO, S. A. ., & SILVEIRA DE MORAES, L. C. . (2017). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA NO CONTEXTO DO IFMA SOB A ÓPTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 62–81. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1220

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