DESIGN PEDAGÓGICO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • ELENA MARIA MALLMANN Universidade Federal de Santa Maria
  • JULIANA SALES JACQUES Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7581

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Fluência tecnológico-pedagógica, Recurso Educacional Aberto

Resumo

Analisamos o impacto de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ambiente Virtual de EnsinoAprendizagem (AVEA) Moodle. Trata-se de resultado de transposição didática dos conteúdos programáticos de disciplinas mediadas por tecnologias educacionais em rede no ensino superior. A preocupação temática multidisciplinar foi avaliar se o design pedagógico de REA maximiza acoplamento hipermidiático entre recursos e atividades de estudo semanais. A tipologia teóricometodológica de pesquisa ação configurou-se em ciclos de planejamento, registros e reflexão crítico-interpretativa refinados pela aplicação de questionários survey ordenados por escala Lickert. Como resultado, destacamos a fluência tecnológico-pedagógica como saber necessário à performance docente durante programação de recursos didáticos e atividades de estudo digitais. Registramos inovações didáticas baseadas em transformações e regularidades nas ferramentas recursos e atividades. Concluímos que a elaboração de REA como referenciais didáticos (modelos e exemplares) amplia fluência tecnológico-pedagógica de professores e estudantes universitários nas tecnologias contemporâneas, maximizando interatividade e interação em plataformas institucionais.

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Biografia do Autor

ELENA MARIA MALLMANN, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora em Educação, professora adjunta do Departamento de Adminstração Escola do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

JULIANA SALES JACQUES, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação, professora substituta do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

MALLMANN, E. M. ., & SALES JACQUES, J. . (2017). DESIGN PEDAGÓGICO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS EM AMBIENTE VIRTUAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 149–171. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7581

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