ARTE E SABERES SENSÍVEIS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DA DOCÊNCIA

Autores

  • CILENE NASCIMENTO CANDA Universidade Federal da Bahia
  • VERÔNICA DOMINGUES ALMEIDA Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7965

Palavras-chave:

Formação docente, Arte, Saberes docentes, Experiência estética

Resumo

Este texto, de cunho teórico-reflexivo, trata do campo da formação de professores em uma perspectiva complexa e multirreferencial, compreendendo que os itinerários de formação são oriundos do conhecimento acadêmico, da prática pedagógica profissional, como também das experiências devida, especialmente, as estéticas e culturais do educador em formação. Apresenta, ainda, um campo compreensivo sobre a consideração da existência de um tipo de saber/sentir/fazer do educador que precisa ser trabalhado no âmbito da formação inicial de professores. As proposições dessa investigação teórica situam-se na reivindicação de que os lócus de formação docente encontrem na arte e na experiência estética a possibilidade de construção de saberes sensíveis, considerando e potencializando uma formação sensível, relevante para a humanização das práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

CILENE NASCIMENTO CANDA, Universidade Federal da Bahia

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, com mestrado pelo Programa de PósGraduação em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação 2, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL/FACED/UFBA).

VERÔNICA DOMINGUES ALMEIDA, Universidade Federal da Bahia

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Assistente do Departamento de Educação 2, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de professores (FEP/FACE D/UFBA). 

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

NASCIMENTO CANDA, C. ., & DOMINGUES ALMEIDA, V. . (2018). ARTE E SABERES SENSÍVEIS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DA DOCÊNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 71–90. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7965

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