A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS: IMPACTOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • GÉSSICA DE AGUIAR LIMA Universidade Federal do Oeste do Pará
  • SINARA ALMEIDA DA COSTA Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7762

Palavras-chave:

Brincadeira de faz-de-conta, Formação continuada, Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho objetiva verificar os impactos de uma formação continuada na prática pedagógica de uma professora de pré-escola de Santarém, Pa. Para isso, procura caracterizar a prática pedagógica antes e durante a formação continuada e identificar as mudanças ocorridas no trabalho docente a partir dessa formação. A formação teve como objetivo fomentar o planejamento, o enriquecimento e a problematização da brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais para o desenvolvimento da personalidade das crianças, na perspectiva de Vigotski e seus seguidores. Além dos encontros de formação, acompanhouse o planejamento docente, procurando pensar, junto com a professora, como a brincadeira de papéis sociais poderia ser desenvolvida com a turma. A investigação foi dividida em duas fases: o período exploratório e o de intervenção/observação. Produziu-se os dados conforme observações e intervenções (formação continuada; inserção de brinquedos na sala de atividades). Os resultados das análises, fundamentados em princípios do método
genético-experimental/análise microgenética, revelam a importância do planejamento, da organização dos espaços e do tempo, bem como da observação do brincar livre na rotina escolar para o desenvolvimento da brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais, que está diretamente ligada ao desenvolvimento da personalidade das crianças. A formação continuada possibilitou transformações na prática educativa da professora, que passou a compreender melhor, entre outros aspectos da prática docente, o seu papel diante da atividade guia do desenvolvimento infantil. Nesse estudo, todavia, não foi constatada a participação das crianças nos momentos de planejamento das atividades e da rotina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GÉSSICA DE AGUIAR LIMA, Universidade Federal do Oeste do Pará

Universidade Federal do Oeste do Pará. Professora Mestre em Educação (UFOPA/2018) Especialista em Docência na Educação Infantil (UFOPA/2015)) e Pedagoga (UFPA-2013).

Referências

ARTUR, Ana; MAGALHÃES, Cassiana. Documentar a aprendizagem para avaliar e comunicar. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. 1.ed. Curitiba, PR: CRV, 2017.

BISSOLI, Michelle de Freitas. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da educação infantil. In: Psicologia em Estudo. Maringá, v. 19, n 4 p. 587-597, out/dez.2014.

BRASIL. Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. RESOLUÇÃO N. 5, de 17 de DEZEMBRO DE 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: 2009.

CARVALHO, Mara I. Campos de. RUBIANO, Márcia R. Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Zilma M. Ramos de. Educação Infantil: muitos olhares. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. In: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. (jun. 2008). Buenos Aires: CLACSO, 2008- . --ISSN 1999-8104. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/ secret/CyE/cye3S2a.pdf>. Acesso em 27 de julho de 2016.

DUARTE, Newton. A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n.3, p. 607-618, set./dez. 2006.

ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.) Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas atuais. Belo Horizonte, Novembro de 2010.

LIMA, Géssica de Aguiar; RODRIGUES, Alyne Fernandes. Brincadeiras e interações na educação infantil em uma escola particular de Santarém-Pará. 30/04/2016.(Monografia) Especialização em Docência na Educação infantil – Universidade Federal do Oeste do Pará. Programa de Pós-Graduação em Educação. Santarém (PA), 2016.

MACÊDO, Lenilda Cordeiro de. A infância resiste à pré-escola?’ 28/02/2014 238 f. (Tese) Doutorado em Educação. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, João Pessoa Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFPB. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2227288>. Acesso em: 21 nov.2016.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007.

MUKHINA, Valéria. Psicologia da idade pré-escolar. Tradução: Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PEREIRA, Ivoneide de Mendonça; COSTA, Sinara Almeida da; LIMA, Géssica de Aguiar. Concepções de uma professora da pré-escola sobre o brincar de papéis sociais: estudo a partir da formação continuada. 26/04/2018. (Monografia) Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Federal do Oeste do Pará. Programa de PósGraduação em Educação. Santarém (PA), 2018.

PRESTES, Zoia R. (2010). Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil – repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília.

SANTOS, Laianna Gabriela Ferreira; COSTA, Sinara Almeida da. O perfil dos professores de educação infantil do município de Santarém-PA. Revista Exitus, Santarém, PA, vol. 6,p. 129- 142, jul/dez, 2016. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/>. Acesso em 12 de julho de 2018.

SANTOS, Tatiane Rabelo Lapa. Crianças e infâncias: um olhar de azul para os trabalhos apresentados no GT07 da ANPED ‘ 30/04/2014 186 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Uberlândia Biblioteca Depositária:UFU – UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_ trabalho=1417687

SILVA, Greice Ferreira da. A participação das crianças na organização da rotina. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria histórico-culturalna educação infantil: conversando com professoras e professores. 1. ed. Curitiba, PR:CRV, 2017.

SILVA, José Ricardo. A brincadeira na Educação Infantil (3 a 5 anos): uma experiência de pesquisa e intervenção. Educ. rev., Curitiba, n. 47, p. 340, mar. 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100020&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em: 21 nov. 2016 http://dx.doi.org/10.1590/ S0104-40602013000100020.

TEIXEIRA, Sônia Regina. A mediação de uma professora de educação infantil nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças ribeirinhas. 35ª Reunião Nacional da ANPEd – 21 a 24 de outubro de 2012. Porto de Galinhas – PE. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT07%20Trabalhos/GT07- 2078_int.pdf> . Acesso em: 21 de nov. de 2016.

VIGOTSKI, Lev. S. A brincadeira e o seu papel social no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução: Zoia Prestes. Rio de Janeiro: Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, nº 11, julho de 2008, In: http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis11.pdf.

_______. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores.Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

DE AGUIAR LIMA, G. ., & DA COSTA, S. A. . (2021). A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS: IMPACTOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA. Linguagens, Educação E Sociedade, 259–284. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7762

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.