A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO

Autores

  • MARIA RAIMUNDA SANTOS DA COSTA Professora da Ufopa, Dra. em Educação em Políticas Públicas
  • ROSANA RAMOS DE SOUZA Professora da Ufopa, Doutoranda em Educação

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7720

Palavras-chave:

Educação Superior, Curso de Pedagogia, Expansão, Interiorização, Formação

Resumo

O objetivo do estudo foi contribuir na reconstrução da trajetória de instalação e consolidação do Curso de Pedagogia da UFPA, em Santarém, formando pedagogos, na região Oeste do Estado do Pará. O estudo envolveu análise de dados coletados durante as pesquisas realizadas para elaborar a Dissertação de Mestrado (2006) e a Tese de Doutorado (2014). A metodologia teve caráter exploratório-qualitativo e foi utilizado como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e documental. A análise documental envolveu fontes como: PPC do Curso; Relatórios Anuais do Curso, Relatórios Finais do Campus e Relatórios da Biblioteca do Campus. Os resultados mostram que ao longo da sua trajetória no Campus da UFPA, em Santarém, o Curso de Pedagogia apresentou toda a contradição presente na base das determinações do Estado Brasileiro, pertinente à instalação das políticas de expansão da educação superior para o interior do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANTE, A.P.P. e GEBRAN, R. A. O Curso de Pedagogia e o processo de Formação do Pedagogo no Brasil: percurso histórico e marcos legais. Artigo submetido a aprovação em setembro/2013 e aceito em dezembro/2014 DOI: 10.15628/holos.2014.1643.Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1643. Acesso em 22/05/2015.

BRASIL. I Projeto Norte de Interiorização: Documento das Instituições de Ensino Superior da Amazônia – 1986 –1989.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensinode 1° e 2° graus.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria Geral. III Plano Setorial de Educação, Cultura e Desporto; 2ed.; 1980/1985. Brasília, MEC/CCS, 1982. rev. aum.

BRASIL. Departamento de Ensino Fundamental. Relatório 74/78. Brasília, MEC/DDD,1979.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Relatório Anual (1974/1978) – O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, Versão Preliminar; Departamento de Assuntos Universitários (DAU); Coordenação de Avaliação e Controle (CODEAC) – Brasília: 1978.

COELHO, Maria do Socorro da Costa. Interiorização do Ensino Superior no Pará e o Banco Mundial: um olhar sobre as aproximações destas propostas – Dissertação de Mestrado - Piracicaba SP, 1998.

COSTA. M.R.S. da. O Exame Nacional de Cursos - Provão e suas repercussões no Curso de Pedagogia da UFPA/Santarém, Dissertação de Mestrado apresentada ao Programada Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Educação – ICED, da Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém, 2006.

COSTA, M.R.S. da. As repercussões da Interiorização da UFPA no Trabalho dos Docentes da Rede Estadual de Ensino no Pará, nas décadas de 1980 e 1990; Tese de Doutorado apresentada ao Programada Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Educação – ICED, da Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém, 2014.

MOREIRA JUNIOR, Antonio Gomes. O Centro de Educação e a Interiorização da Universidade in Universidade Federal do Pará - Recortes em Educação – Belém: v.1; n.1,junho de 1985.

PARÁ. Diagnóstico Educacional do Pará 1996 - 1997 – Belém/Pará; Governo do Pará/Secretaria de Estado de Educação (Série: Estatísticas Educacionais nº 2).

PARÁ. Diagnóstico Educacional do Pará 1999 – Belém/Pará; Governo do Pará/Secretaria de Estado de Educação (Série: Estatísticas Educacionais nº 4).

PARÁ. Plano Estadual de Educação 1995/1999 – Belém/Pará; Governo do Pará/Secretaria de Estado de Educação, outubro de 1995.

RIBEIRO, Ricardo Alaggio. A teoria da modernização, a aliança para o progresso e as relações Brasil – Estados Unidos. Perspectivas, São Paulo, 2006 (p. 151-175).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. A reestruturação Curricular do Curso de Pedagogia – Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia - Belém, PA: Centro de Educação, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia – Santarém, PA – Campus Universitário de Santarém – Colegiado do Curso de Pedagogia, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Relatório Anual de Prestação de Contas: Gestão do Colegiado do Curso de Pedagogia (out/1999 a fev/2004) – Santarém, PA –Campus Universitário de Santarém – Colegiado do Curso de Pedagogia, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Acadêmicos Voluntários, Curso de Licenciatura em Pedagogia: Campus Universitário da UFPA - Santarém, S/a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Relatório Anual do Curso de Pedagogia – Santarém, PA – Campus Universitário de Santarém – Colegiado do Curso de Pedagogia,2000, 2002, 2003.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Relatório Anual do Campus de Santarém – Santarém, PA – Campus Universitário de Santarém (2003, 2000, 1988 e 1987).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Resolução nº 1.111, de 28 de fevereiro de 2000 – Dispõe sobre a Administração Acadêmica dos Campi da Universidade Federal do Pará

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Resolução nº 1.355, de fevereiro de 1986 –Aprova o Programa de Interiorização da Universidade Federal do Pará

SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SILVA, Marcelo Soares Pereira. Políticas e Práticas de formação de gestores escolares frente às novas DCN para o Curso de Pedagogia. Disponível em: http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/259.pdf. Acesso em20/05/2015.

TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. Universidades Públicas: desafios e possibilidades no Brasil Contemporâneo – Brasília – DF, Editora Universidade de Brasília,1999.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

SANTOS DA COSTA, M. R. ., & RAMOS DE SOUZA, R. . (2021). A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 46–76. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7720

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.