FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7653Palavras-chave:
Currículo, Formação, Prática PedagógicaResumo
O presente estudo insere-se no contexto da política de formação, do currículo e da prática pedagógica dos professores da Educação Básica, e tem como objetivo revisar historicamente o processo de formação dos professores, bem como as nuances estabelecidas pelo currículo e a prática pedagógica ao longo dos anos, focalizando, especialmente os desafios desse tripé na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos o método do Materialismo Histórico Dialético para aprofundarmos o conhecimento da realidade pesquisada com a sustentação teórica, baseando- se em Marx (1982, 2002) e Kosik (2002), seguindo uma abordagem exploratória constituída pela revisão bibliográfica, a partir de documentos legais, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 e a Base Nacional Comum Curricular, amparada na Resolução nº 2/2017, os quais nos permitiram compreender os marcos normativos acerca do assunto em questão, bem como as contribuições de autores como Tardif (2005), Gatti (2008), Vázquez (1990) e Freire (1979, 1987, 1996, 2004), entre outros, para apreendermos os termos e as estratégias utilizadas pelo sistema capitalista. Concluímos que pesquisas que contemplem diretamente a formação, o currículo e a prática pedagógica são consideradas como área ainda recente, carecendo, portanto, de mais estudos empíricos.
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