MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA

Autores

  • RENAN SANTIAGO DE SOUSA Universidade Feral do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6177

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação Musical, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como raça, etnia, gênero, sexualidade, religiosidade e identidade musical perpassam os discursos de docentes de três cursos de Licenciatura em Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas: três com docentes de disciplinas ligadas ao ensino de didática da Música, três voltadas à formação do musicista e três classificadas como disciplinas detentoras de potenciais multiculturais. Pôde-se concluir que a temática das diferenças culturais têm perpassado no currículo de tais instituições e travado embates com o conservadorismo que é característico das faculdades de Música. Porém, o trato das diferenças, quando abordado, ocorre, muitas vezes, somente no âmbito das diferenças de musicalidade, havendo ainda pouco espaço para discussões gerais de tópicos como raça, etnia, sexualidade, gênero, religiosodade etc., por várias questões discutidas durante o texto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RENAN SANTIAGO DE SOUSA, Universidade Feral do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade Feral do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela mesma instituição. Licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário e licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Música na educação básica.  

Referências

ALVARENGA, C.; MAZZOTTI, T. B. Educação musical e legislação: reflexões acerca do veto à formação específica na Lei 11.769/2008. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 51-2,

jun. 2011.

BATISTA, A. C. L.; SILVA JUNIOR, P. M; CANEN, A. Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), Formação de professores e multi/interculturalismo.Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p.253-267, abr./jun. 2013.

BONI, .; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, 2005

CANEN, A.; MOREIRA, A. F. B. Reflexões sobre multiculturalismo na escola e na formação docente. In Canen, A.; Moreira, A. F. B. Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus Editora, 2001

______.; ANDRADE, L. T. Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que dizem a professores formadores universitários. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n.1, p. 49-65, 2005.

______.; ARBACHE, A. P.; FRANCO, M. Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses. Educação & Realidade, Porto Alegre- RS, v. 26, n.1, p.161-181, 2001.

COUTO, A. C. N.; SANTOS, I. R. S. Por que vamos ensinar Música na escola? Reflexões sobre conceitos, funções e valores da Educação Musical Escolar. Opus, Goiânia, v.15, n.1, p. 110-125, jun. 2009.

CUNHA, S. D; LOMBARDI, S. S. L; CISZEVSKI, W. S. Reflexões acerca da formação musical de professores generalistas a partir dos princípios: “os quatro pilares da educação” e “educação ao longo de toda a vida”. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 22, 41-48, set.2009.

FIGUEIREDO, S. L. F; MEURER, R. P. Educação musical no currículo escolar: uma análise dos impactos da Lei nº 11.769/08. Opus, v. 22, n. 2, p. 515-542, dez. 2016

FURQUIM, A. S. S.; BELLOCHIO, C. R. A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 54-63, set. 2010.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez, 2003a

______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003b

JÚNIOR, J. F. S. Q; COSTA, F. S. Pibid e a formação inicial de professores de música no Brasil: uma análise exploratória. Revista da ABEM, Londrina, v.23, n.35, 35-48,jul.dez,2015

LAZZARIN, L. F. Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, p. 121-128, mar., 2008.

_____. A dimensão multicultural da nova filosofia de educação musical. Revista ABEM, Porto Alegre, V. 14, 125-131, mar. 2006.

LEMOS, M. S. Música nas escolas: ações da Funarte em prol da implementação da Lei 11.769. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 117-120, set. 2010.

McLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

MIGON, C. A. Possibilidades e limites de uma apreciação musical multi/intercultural nas escolas. Rio de Janeiro, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2015.

PENNA, M. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2012

_____. Poéticas musicais e práticas sociais: reflexões sobre a educação musical diante da diversidade. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 7-16, set., 2005

_____. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo.Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 35-43, mar. 2006.

_____. A Lei 11.769/2008 e a música na educação básica: quadro histórico, perspectivas e desafios. InterMeio:: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-FMS, v.19, n. 37, p. 53-75, 2013.

QUEIROZ, L. R. S. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, Londrina, v.20, n.29,23-38, jul.dez, 2012

SANTIAGO, R. Música, Educação Musical e multiculturalismo: uma análise da formação de professores(as) em três instituições de ensino superior da cidade do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SANTIAGO, R. ; MONTI, E. M. G. Um olhar multicultural: algumas contribuições para a atuação do professor de música da educação básica. Travessias (UNIOESTE.Online), v.10, p. 73-88, 2016

_____.; IVENICKI, A. Multiculturalismo na formação de professores de música: o caso de três instituições de ensino superior da cidade do Rio de Janeiro. Opus (Belo Horizonte.Online), v. 22, p. 170, 2016c

______. Multiculturalismo como política de inclusão/exclusão. Revista Nuances: Estudos sobre Educação, v. 27, p. 279-299, 2016b.

SOBREIRA, S. Reflexões sobre a obrigatoriedade da música nas escolas públicas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 20, 45-52, set. 2008.

_____.; A disciplinarização do ensino de Música e as contingências do meio escolar. Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.121-12

SOUZA, J. et al. Audiência Pública sobre políticas de implantação da Lei Federal nº 11769/08 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 84-94, mar. 2010.

SOUZA, M. E. V. Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Revista da Educação Pública. Cuiabá v. 21 n. 46 p. 289-301maio/ago. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Projeto PolíticoPedagógico – Proposta de Alteração Curricular, 2006. Acesso em 08/12/2018, disponível em http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl/cursos/graduacao/licenciatura-emmusica/licenciatura_projeto_pedagogico_ivl_unirio.pdf.

WOLFFENBÜTTEL, C. R.; ERTEL, D. I.; SOUZA, J. V. Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul. Revista Música Hodie, v. 16, p. 165-183, 2016.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

DE SOUSA, R. S. . (2019). MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 386–407. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6177

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 72 73 74 75 76 77 78 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.