A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NO PROEJA: INTERFACES COM A FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • SORAYA ROCHA MELO Universidade Estadual do Sul da Bahia
  • DENISE BRITO BARRETO Universidade de Coimbra 
  • DANIELE FARIAS FREIRE Universidad Federal de Bahía

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7728

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação do leitor, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo busca discutir os desafios à formação do aluno leitor no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), considerando as interfaces entre a formação docente, a experiência do professor nessa modalidade de ensino e as suas práticas pedagógicas. Para tanto, realizamos uma pesquisa ex-post-facto, por ser considerada a mais apropriada na procura da compreensão de ações ocorridas em determinado tempo e espaço e onde somente compete a sua descrição. Utilizamos Freire (2005), Nóvoa (2016), Kleiman (2011) e Therrien (2002), entre outros, como embasamento teórico. Considerando a coexistência de diálogos e a trama social constituída de forma espontânea, utilizamos a entrevista e o questionário, cujas interpretações estiveram pautadas na Análise de Conteúdo (AC) apoiando-se em Bardin (2009). Assim, investigamos as práticas docentes ocorridas no PROEJA de um Curso Técnico em Comércio, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de uma cidade do interior deste estado, contando com a participação de seis professores, seguindo os seguintes critérios: ter trabalhado na turma do PROEJA e ter conhecimento das propostas para trabalho com esta modalidade de ensino. Deste trabalho, emergiram como categorias de análise: (1) a experiência e a formação para a docência na EJA; (2) a contribuição do curso de formação para a construção do professor leitor e (3) a Prática Pedagógica para leitura no PROEJA. Esta pesquisa sugere um olhar diferenciado para os anseios, as necessidades, os interesses, as motivações, as condições de vida e outras particularidades dos discentes jovens e adultos que buscam formação em um curso técnico do PROEJA.

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Biografia do Autor

SORAYA ROCHA MELO, Universidade Estadual do Sul da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte de Minas Gerais - UNIMONTES - Mestre em Educação - Universidade Estadual do Sul da Bahia - UESB.

DENISE BRITO BARRETO, Universidade de Coimbra 

Mestre em educação - FACED/UFBA Doutora em Educação - FACED/UFBA Pós-doutorado em Educação - FPCE/ Universidade de Coimbra.

DANIELE FARIAS FREIRE, Universidad Federal de Bahía

Licenciada em Pedagogia, com especialização em Metodologia do Ensino Superior; Mestre em educação na linha de políticas e gestão da educação pela FACED/UFBA Doutora em educação na linha de currículo e (in)formação pela FACED/UFBA Coordena o Grupo de Estudos em Formação, Diferença e Subjetividades CNPq/UESB. 

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

ROCHA MELO, S. ., BRITO BARRETO, D. ., & FARIAS FREIRE, D. . (2019). A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NO PROEJA: INTERFACES COM A FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 364–385. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7728

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